Aposentados e pensionistas poderão pedir ressarcimento direto no aplicativo Meu INSS
A partir desta terça-feira (13/05), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a notificar aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios por parte de associações. As mensagens serão enviadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.
As notificações informarão o nome da entidade responsável e os valores descontados. Cerca de 9 milhões de beneficiários devem receber o comunicado.
Na quarta-feira (14), os notificados deverão confirmar se autorizaram ou não os descontos. Além disso caso neguem a autorização, poderão solicitar o reembolso dos valores no próprio aplicativo.
Ressarcimento garantido
Os beneficiários que indicarem não ter autorizado os descontos terão direito ao ressarcimento dos valores cobrados indevidamente entre março de 2020 e março de 2025. O próprio INSS acionará a associação responsável para o pagamento.
Portanto, segundo o instituto, não é necessário apresentar documentos. A entidade terá até 15 dias úteis para efetuar o depósito. Caso não o faça, acionada judicialmente.
Alerta contra golpes
O INSS reforça que a notificação feita apenas pelo aplicativo Meu INSS. Não haverá envio de mensagens por SMS ou ligações telefônicas. O órgão também não utiliza intermediários para este tipo de contato.
Além disso, em caso de dúvidas, os segurados devem entrar em contato com a central de atendimento 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Como acompanhar
Além disso, para facilitar o processo, o INSS recomenda que os aposentados e pensionistas acessem o aplicativo Meu INSS com frequência.
Portanto, as notificações serão visualizadas automaticamente no celular, agilizando a resposta e o eventual reembolso.