Ele tirou os fios do meio da via para evitar acidentes; Propriedade dos cabos não foi identificada

Quase uma semana após o acidente do jornalista, Rodrigo Dias a irresponsabilidade ainda paira sobre Divinópolis. Empresas e nem a fiscalização estão preocupados com os riscos que os fios soltos em postes representa para motoristas e pedestres. Nesta segunda-feira (20) um internauta flagrou imagens que mostram a falta de preocupação das responsáveis.

Cabos soltos foram encontrados nas ruas Ceará e Castro Alves, no Centro de Divinópolis e registrados pelo internauta, Luciano Augusto.

“Eu não sei de quem são esses fios. De energia não são, pois coloquei a mão, mas não consegui identificar”, disse Luciano.

Ainda de acordo com o internauta, a situação poderia ter causado acidentes no local, como o do jornalista Rodrigo Dias, ocorrido na última quarta-feira (14).

“Eu lembrei do acidente do Rodrigo, pois de fato os fios estavam no meio da rua. Se alguém passasse de moto, poderia acontecer a mesma coisa. Por isso, me chamou a atenção”, descreveu.

Medidas

O advogado Caio Martins explicou como os munícipes podem se proceder nestes casos. Segundo ele a responsabilidade, em casos de acidentes, é objetiva da empresa proprietária dos fios.

“A empresa tem que se responsabilizar pela manutenção e por mais que não foi diretamente ela que deu causa, no direito chamamos isso de responsabilidade civil objetiva, ou seja, a companhia vai responder por essa indenização e por qualquer tipo de prejuízo moral e econômico que vier a ter”, disse o advogado.

Quem encontrar fios e cabos soltos deve identificar a empresa, comunica-la ou acionar a Anatel.

Acidente

Rodrigo Dias, a bordo de uma moto, se acidentou após ter se enroscado em fios de telefonia, que estavam soltos na Rua Pernambuco, no bairro Ipiranga. Devido a isso, o assessor parlamentar teve amputação parcial do antebraço esquerdo. O quadro de saúde dele é estável.

A Telemont, empresa a serviço da companhia telefônica Oi, ainda não se pronunciou publicamente sobre o caso.