Representante do espaço demonstrou preocupação e lamentou falta de efetividade para retirar invasores
As invasões do Mercado Distrital, no bairro Padre Libério, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, foram o tema central da reunião da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública de Divinópolis (Acasp) nesta quarta-feira (11/9). Como relatou o PORTAL GERAIS, moradores em situação de rua invadiram o local e passaram a viver lá.
Apesar das tentativas de solucionar o problema, comerciantes demonstraram indignação com a situação caótica. Um representante do mercado informou que sete boletins de ocorrência foram registrados por arrombamento, invasão à propriedade privada e furto. Ele lamentou a falta de efetividade das autoridades para resolver o caso.
O representante também explicou que, por se tratar de moradores de rua, acredita que não há aplicação rigorosa da lei, enfatizando que a situação configura crime, pois o local não é público.
Ponto de Tráfico de Drogas e Prostituição no Mercado Distrital
Ele também mencionou que o espaço se tornou ponto de tráfico de drogas e prostituição. Os representantes do mercado consideraram ceder parte do local para a instalação de um ponto de apoio da Polícia Militar. No entanto, a falta de recursos inviabilizou a ação. Diante disso, ele solicitou providências ao Poder Público, destacando a sensação de insegurança e impunidade entre os comerciantes.
Paulo Marius, da Casa dos Conselhos, lembrou que existe um projeto de lei da prefeitura para transformar o local em um espaço voltado ao agronegócio. A presidente da OAB Divinópolis, Ellen Lima, sugeriu ao denunciante que entre com um processo de reintegração de posse e que contrate vigilância privada até a conclusão das obras, prevista para os próximos meses.
Segurança Pública no Mercado Distrital de Divinópolis
O delegado da Polícia Civil explicou como a organização pode contribuir nas investigações. O presidente da Acasp, Breno Clementino, ressaltou as dificuldades, por exemplo, a falta de efetivo policial para manter a segurança no local de forma contínua.
O representante da Polícia Militar afirmou que a retirada dos invasores depende de uma ordem judicial e que houve a prisão de um dos infratores por outro delito. Ele enfatizou que, embora a PM entenda a vulnerabilidade social dessas pessoas, não as vitimiza, destacando que todos têm direitos e deveres.
- Polícia Civil prende homem em flagrante por violência doméstica contra irmã
- Operação policial prende irmãos em Samonte
- Trilhas de Futuro nas Escolas: mais de 9 mil vagas para cursos de educação profissional e tecnológica
- Polícia Civil apreende adolescente suspeito de ser autor de homicídio de uma mulher trans
- Divinópolis: Polícia Militar prende suspeito de receptação
Invasões no Mercado Distrital em Divinópolis Preocupa Moradores
Uma reportagem do PORTAL GERAIS revelou que moradores próximos ao Mercado Distrital estão preocupados com a invasão. Um deles, que preferiu não se identificar por medo de represálias, relatou, por exemplo, que a presença dos invasores tem causado insegurança na região, com registros de furtos e assaltos.
Conforme os moradores, servidores da Secretaria de Assistência Social do município visitaram o local algumas vezes e prometeram uma solução para a realocação dos invasores, mas até o momento, nenhuma ação concreta foi tomada.
A Prefeitura de Divinópolis afirmou que o local invadido é uma propriedade privada e que não pode intervir diretamente. A administração municipal também informou que há um vigilante no local que permite a entrada dessas pessoas.