Idosa era moradora do asilo; Nova testagem em massa foi realizada nos moradores e colaboradores
Itapecerica registrou, neste fim de semana, a terceira morte pelo novo coronavírus. O óbito teve como vítima, uma moradora do Abrigo de Idosos Frederico Corrêa.
Em nota encaminhada ao PORTAL, o abrigo comunicou a morte com pesar e informou que a moradora estava internada em uma unidade hospitalar de Bom Despacho e havia testado positivo para a doença nesta última quinta-feira (08).
“Todo o histórico da paciente está comprovado em exames laboratoriais disponíveis para a família e para órgãos competentes que os solicitarem. Conforme informação anterior, na data de ontem, 9 de outubro, foi realizada testagem em massa dos 61 abrigados e 27 colaboradores. Dos 27 novos testes realizados nos colaboradores, todos apresentaram resultados negativos”, informou o abrigo.
O local também declarou que dos 61 novos testes realizados nos abrigados, 05 apresentaram resultados positivos para COVID-19, estão assintomáticos e já foram colocados em isolamento, conforme protocolos sanitários.
“Reiteramos que toda a equipe do Abrigo e da Secretaria Municipal de Saúde não têm medido esforços para que os efeitos do Corona vírus no local sejam de menor impacto possível. Inclusive, foi providenciado, na data de hoje (10), com apoio da vigilância sanitária municipal, um procedimento de desinfecção das áreas externas do prédio da instituição”, divulgou.
O abrigo, por fim, informou para aqueles que são responsáveis legais pelos idosos abrigados, “que as informações sobre os respectivos quadros de saúde serão prestadas por telefone, conforme protocolo da instituição, já que, sobretudo neste momento em que é fundamental redobrar os cuidados, visitas de qualquer natureza continuam suspensas”.
Nesta sexta-feira (09), o abrigo comunicou um outro óbito de um morador, pela doença. O paciente estava internado na Santa Casa de Itapecerica.
COVID-19 em Itapecerica
Segundo o último Boletim Epidemiológico, divulgado pela prefeitura, nesta sexta-feira, 1.131 exames foram realizados em Itapecerica, com 171 casos confirmados pelo novo coronavírus, sendo 168 por exame de PCR e 03 por exames clínicos, além de 01 também constatado por exame particular, colhido em uma outra unidade, de um paciente domiciliado esporadicamente no município (este recuperado).
Dos 168 positivos por meio de PCR, 137 foram recuperados e liberados para as suas atividades e 31 estão em quarentena domiciliar, com sintomas leves.
952 casos foram descartados e 08 aguardavam resultados, de acordo com o último boletim. O Município de Itapecerica divulga dois informes epidemiológicos por semana.