Poliany Mota

 

O evento religioso se repete a 157 anos (Foto: Reprodução Facebook)

O evento religioso se repete a 157 anos (Foto: Reprodução Facebook)

Começou nesse domingo (06) o tradicional Setenário de  Nossa Senhora das Dores em Itapecerica, evento que antecede a Semana Santa. As comemorações religiosas seguem até o dia 20 de abril na Paróquia de São Bento. Durante os próximos quinze dias serão realizadas diversas missas em celebração a trajetória vivida por Jesus Cristo até sua ressurreição.

 

“Há 157 anos acontece essa celebração na cidade. O Setenário é a comemoração das sete dores de Maria, mãe de Jesus, e começa no domingo anterior ao Domingo de Ramos. Ontem, dia 06, foi comemorada a primeira dor e a população lotou a igreja. Nessas celebrações o padre faz leituras para tentar ajudar as pessoas a conseguirem a paz espiritual”, explicou o Padre Pedro Gondim Ferreira.

 

Programação

 

No sábado, dia 12, às 14h será realizada Celebração Eucarística com a Unção dos Enfermos, na igreja da Matriz de São Bento. Os organizadores pedem que as pessoas ajudem os enfermos a participarem da celebração. Mais tarde, às 19h30 ocorrerá a solenidade de encerramento do Setenário das Dores de Nossa Senhora.

 

No Domingo de Ramos, dia 13, a celebração começa às 7h na Igreja da Matriz. Às 8h30 terá início a Benção dos Ramos na igreja de São Francisco e em seguida procissão em direção à igreja da Matriz para Celebração Eucarística. No decorrer da semana serão realizadas várias procissões no final da tarde.

 

Na quinta-feira, às 19h, será realizada Solene Celebração do Sacerdósio e Lava-pés na igreja da Matriz, e translado do santíssimo Sacramento para o salão do Educandário São João Batista, onde ocorrerá a Vigília Eucarística até as 24h.

 

Na sexta-feira Santa da Paixão e Morte de Jesus Cristo, dentre a programação está prevista a celebração de penitência, às 8h, e Sermão das Sete Palavras, às 14h. Já no sábado, dia 19, será realizada Procissão das Velas com o Círio Pascal até a igreja Matriz de São bento.

 

As comemorações se encerram no domingo de Páscoa, no qual haverá Alvorada festiva com repique dos sinos e Procissão Solene da Ressurreição com o Santíssimo Sacramento saindo da Matriz e retornando à mesma.