Isadora Santana
Itapecerica foi escolhida para receber o Aterro Sanitário Compartilhado, que beneficiará 12 cidades da região centro-oeste incluindo Divinópolis. A decisão foi divulgada ontem (26) com a conclusão da primeira etapa do estudo realizado pela Secretaria de Cidades e de Integração Regional (Secir).
De acordo com a Secir, o local da obra está pré-definida, falta a visita de técnicos para analisar se a área escolhida está apta a receber o projeto, além da aquisição do terreno. Para evitar especulação mobiliária, a localização da área não será divulgada até ser comprada.
A primeira fase do estudo foi elaborar as estratégias economicamente viáveis para o tratamento integrado de resíduos sólidos. Agora falta concluir o projeto da obra para fazer a relação de quanto será o investimento.
Mas a Secretaria de Obras adianta que o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro Oeste Mineiro (CIMCOM) será o responsável por arcar com as despesas da obra e de logística. Dessa forma, as cidades integrantes do CIMCOM podem definir se dividirão as despesas com recursos próprios, ou se tentarão recursos estaduais e federais entre outros.
A expectativa é que a construção do Aterro Sanitário Compartilhado na cidade de Itapecerica, e também de cinco Estações de Transbordo em Santo Antônio do Monte, Carmo do Cajuru, Pedra do Indaiá, Camacho e Oliveira inicie até o final deste ano.
Consórcio
As 12 cidades integrantes do CIMCOM são: Camacho, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Cláudio, Divinópolis, Itapecerica, Oliveira, Pedra do Indaiá, Santo Antônio do Monte, São Francisco de Paula, São Sebastião do Oeste e São Gonçalo do Pará.