camara itapecerica - google
camara itapecerica - google

Simião Castro

Os vereadores de Itapecerica desistiram do aumento de salário dos políticos locais e pediram ao prefeito, Antônio Dianese, o veto aos projetos. As propostas foram aprovadas na última terça-feira (13) e provocaram reações indignadas na população da cidade.

O resultado foi a redação de um ofício, entregue hoje ao prefeito, pedindo a devolução dos projetos ou o veto aos textos aprovados. Sete dos onze vereadores foram favoráveis, um contrário, dois estavam ausentes e o presidente da Câmara, Omar Fonseca Siqueira, só vota em caso de empate.

Foi ele inclusive quem assinou a carta ao prefeito, subscrita pelos sete parlamentares que aprovaram os textos. Na mensagem, os vereadores dizem que a devolução ou veto dos dois projetos mantém os critérios de remuneração vigentes.

Como justificativa para a decisão, o ofício diz levar em consideração a “grande repercussão pela rejeição da matéria na comunidade local”. E completa reafirmando “os princípios democráticos e a prevalência dos interesses desta Casa de representar o povo” de Itapecerica.

 

Projetos

Um dos projetos aprovados se refere ao reajuste geral anual dos subsídios dos vereadores e o outro ao do prefeito e vice. Em cada um, o percentual de aumento é de 7,38%.

Procurada pelo Portal, a Prefeitura de Itapecerica confirmou que recebeu tanto os projetos aprovados quanto o ofício com o pedido da devolução.

 A assessoria do município declarou que o prefeito estava reunido com a Secretaria Jurídica da cidade. Ele ainda não havia definido qual medida adotar até a publicação desta matéria.