Itaúna amplia atendimento oftalmológico para reduzir fila de espera

GeraisItaúna
Por -01/09/2026, às 15H44setembro 1st, 2026
Divulgação/ Prefeitura de Itaúna/MG

Ações começam nesta terça-feira (1º/9) e oferecem consultas, exames e procedimentos especializados para pacientes que aguardam na lista de espera.

A Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta terça-feira (1º/9) uma nova etapa de ações para ampliar o atendimento oftalmológico no município. A iniciativa busca atender pacientes que aguardam na lista de espera e, assim, ampliar o acesso a consultas, exames e procedimentos especializados.

Além disso, as ações contemplam diferentes etapas de atendimento e devem contribuir para reduzir a demanda reprimida na área de oftalmologia.

Unidade móvel atende 120 pacientes por dia

Uma das principais ações ocorre por meio da Unidade Móvel de Oftalmologia, que estará em Itaúna nos dias 1º, 2, 3, 4, 14, 15, 17, 18, 28, 29 e 30 de setembro, além de 1º e 2 de outubro.

A unidade ficará no estacionamento do Espaço Cultural, na Avenida Jove Soares, e terá capacidade para atender 120 pacientes por dia.

Durante os atendimentos, os pacientes poderão realizar consultas oftalmológicas e exames como:

  • Tonometria;
  • Fundoscopia;
  • Avaliação de acuidade visual;
  • Autorrefratometria.

Dessa forma, a estrutura móvel amplia a oferta de serviços e facilita o acesso da população aos cuidados oftalmológicos.

CEMO amplia atendimento especializado

Paralelamente, o Ambulatório de Oftalmologia do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEMO) Dr. Ovídio Nogueira Machado também começa a atender nesta terça-feira (1º/8). Nesta primeira etapa, a unidade realizará diariamente dezenas de consultas para pacientes com glaucoma que já estão na lista de espera.

A partir de 14 de setembro, o CEMO ampliará os atendimentos diários para incluir avaliações, exames e procedimentos oftalmológicos especializados de rotina.

Entre os serviços previstos estão avaliação de retina, avaliação de glaucoma, injeção intravítrea, ECAO, campimetria, capsulotomia YAG Laser, fotocoagulação, gonioscopia e paquimetria.

Além disso, a programação inclui retinografia colorida, retinografia angio, teste de lente, OCT para glaucoma, OCT de retina, facoemulsificação, atendimento para pterígio e exames de refração para diferentes faixas etárias.

Com a ampliação, a Secretaria Municipal de Saúde busca reduzir a demanda reprimida e garantir maior acesso aos serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças oftalmológicas.

Assim, a Prefeitura pretende fortalecer a assistência especializada e atender os itaunenses que aguardam por cuidados oftalmológicos.