Reunião do grupo de apoio em Itaúna (Foto: Divulgação)

Reunião do grupo de apoio em Itaúna (Foto: Divulgação)

Ostomia é o procedimento cirúrgico que consiste na desconexão de algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário, dentre outros. É a abertura de um orifício externo, por onde um tubo será colocado, fazendo a ligação entre o organismo e o meio externo (bolsas).

 

Com objetivo de oferecer atendimento especializado à pacientes com este quadro, a Secretaria de Saúde criou há cerca de um ano e meio um grupo de acompanhamento à pessoas ostomizadas. Os encontros são realizados a cada três meses. Um ambulatório também foi montado na Policlínica Dr. Ovídio para atender estes pacientes que recebem bolsas e dispositivos de coleta gratuitamente, disponibilizados pelo Governo do Estado.

 

São 43 pacientes atendidos e beneficiados atualmente. Além de Itaúna, pessoas de Itatiaiuçu, Piracema e Itaguara também procuram o serviço. O programa local é referência na microrregião.

 

Sendo referência regional Itaúna participou por três vezes, como convidada especial, da gravação de tele-aulas de uma capacitação sobre Assistência aos Estomizados, oferecida pelo Governo de Minas para profissionais da rede estadual de saúde envolvidas com o assunto. Os vídeos ficam disponíveis no Canal Minas Saúde e podem ser acessados por pessoas que se interessam pelo tema.

 

E nesta quarta-feira (27), mais uma reunião do grupo de acompanhamento foi realizada no auditório da Secretaria de Saúde. Os trabalhos foram conduzidos pela enfermeira estomaterapeuta e pela consultora técnica da empresa Hollister, Marilice Winckler de Oliveira e Vanessa Soares, respectivamente. Esta empresa é pioneira na fabricação de equipamentos especializados em ostomização.