O programa foi lançado no gabinete do prefeito (Foto: Divulgação)

O programa foi lançado no gabinete do prefeito (Foto: Divulgação)

Quarenta e cinco bairros de Itaúna e 11 comunidades rurais serão beneficiados com obras de iluminação e extensão energética. O “Programa Iluminar!” foi lançado e terá início a partir de um teste-piloto com iluminação de LED, na rua José Menezes, no Bairro Itaunense. O programa será executado pela Assessoria de Desenvolvimento de Políticas Energéticas da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente.

 

De acordo com o Assessor de Desenvolvimento de Políticas Energéticas, Geovane Vilela, as obras visam dar mais segurança. “Algumas vão levar iluminação às ruas que ainda não tem este benefício, como a José Menezes no Itaunense, a Rua Serjobes Marinho no Bairro Vitória, e a Rua Construtor José Viana no Bairro Morro do Sol. Hoje, a iluminação deixou de ser conforto para ser sinônimo de segurança. Todos querem chegar ou sair de suas residências com segurança, com as portas iluminadas. O grande mérito deste projeto é justamente isto: proporcionar segurança com a iluminação, consequentemente, qualidade de vida para os cidadãos”.

 

Economia

 

A renegociação de um contrato de manutenção do sistema elétrico de Itaúna com a empresa licitada ainda na administração anterior proporcionou a criação do “Programa Iluminar!”.

 

“As 181 obras vão custar, estimativamente, cerca de R$ 800 mil junto à CEMIG. Então, a economia conseguida no contrato em vigência pagará quase o custo total de execução destas obras. Esta é uma determinação do prefeito Osmando: aplicar os recursos com inteligência, clareza e transparência. Foi isto que buscamos e obtivemos com a renegociação e implementação do Programa Iluminar!”, afirmou Geovane Vilela.