Encontro no Teatro Sílvio de Matos reúne especialistas para discutir inovação, gestão e competitividade no setor metalmecânico.
Itaúna, no Centro-Oeste de Minas, sedia a segunda edição do Mind Minas Indústria no dia 29 de setembro, terça-feira (29/9). O evento reúne empresários e especialistas no Teatro Sílvio de Matos, das 13h às 20h30, para debater inovação e mercado. As inscrições continuam abertas para os interessados.
Oportunidades para a indústria metalmecânica
O encontro aborda temas centrais para o fortalecimento das empresas locais. A programação inclui, por exemplo, debates sobre inteligência artificial, eficiência energética, metodologia Lean, reforma tributária, assim como comércio exterior.
Atualmente, mais de 300 empresas integram a cadeia metalmecânica na cidade. O setor abrange atividades de metalurgia, máquinas, equipamentos e manutenção industrial.
Missão internacional à Alemanha
Os participantes acompanham o compartilhamento de experiências da missão empresarial à Hannover Messe, na Alemanha. Conforme o Sebare, em abril deste ano, 15 empresários locais visitaram a maior feira industrial do mundo.
O analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas) Frederico Santos ressalta a relevância da ação:
“O objetivo é proporcionar acesso a novas tecnologias, benchmarking e conhecimento sobre boas práticas aplicadas na Europa. E o que queremos agora é compartilhar esse conhecimento com outros empresários, entendendo que as empresas daqui já possuem um nível de maturidade para acessar esse mercado”, pontua.
- Cleitinho passa mal após discurso no Senado
- Parque Estadual da Pedra do Cálice: projeto é retirado após reação em três cidades de Minas
- Divinópolis aprova spray de defesa gratuito para mulheres vítimas de violência
- Chuva danifica cobertura do Circo Para Todos em Divinópolis; atividades estão suspensas
- Pai e filho de Divinópolis chegam à primeira Seleção Brasileira de Capoeira
Inteligência artificial e painéis de debate
A programação prioriza o uso de tecnologias no ambiente fabril. Conforme a programação, o palestrante Marciliano Coelho abre os trabalhos com a apresentação “IA e Pessoas”.
Em seguida, especialistas debatem como a tecnologia melhora os processos diários. O painel conta com a participação dos seguintes convidados:
- Antonio Minier, da Pif Paf Alimentos
- Hugo Azevedo, da HopAI
- Natanael Nogueira, da Alfa Engenharia
- Mediação de Erivelton Santos, gerente executivo do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna (Sindimei)
O analista do Sebrae Minas Diogo Lisboa aborda a gestão e os impactos da nova realidade tributária. Por fim, o cientista político Heni Ozi Cukier encerra o evento com palestra sobre geopolítica.
[botao_whataspp]
Ações do Programa + Indústria
Lançado em março, o Programa + Indústria Metalmecânico prevê ações até o fim de 2026. De acordo com o Sebrae, a iniciativa apoia a transformação das pequenas indústrias locais.
O projeto une o Sebrae Minas, Sindimei, Associação Comercial e Empresarial de Itaúna e Câmara dos Dirigentes Lojistas (ACE/CDL Itaúna), Instituto Euvaldo Lodi / Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (IEL/Fiemg) e World Broker Brasil. A parceria oferece consultorias, workshops e acompanhamento técnico para modernizar a gestão e ampliar mercados.





