A Secretaria de Saúde de Itaúna acaba de confirmar na tarde desta quinta-feira, 31 de julho, que um homem de 36 anos internado no CTI do Hospital Manoel Gonçalves está com Malária. Depois de viajar por regiões da África, cerca de 15 dias atrás, ele apresentou suspeita da doença e procurou a Casa de Caridade (que realizou um primeiro exame e informou o caso imediatamente ao setor de Epidemiologia da SMS). Foi coletado sangue pela Epidemiologia e repassado à Gerência Regional de Saúde para certificação da ocorrência e o resultado mostrou positivo para o tipo falcíparum (este segundo exame confirmou o resultado do primeiro, feito pelo Hospital).

 

 

Juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e a GRS de Divinópolis, o Hospital, além do isolamento, acompanha o ciclo medicamentoso e análise progressiva de melhora do quadro de saúde do paciente.

 

“Não há motivos para preocupação, pois não há risco de epidemia, uma vez que já tomamos todas as providências para isolamento do paciente e estamos acompanhando de perto este caso. A Malária já é considerada controlada no Estado e os casos registrados nos últimos 30 anos são importados de outras regiões”, explica Antônio Delgado, Diretor de Vigilância em Saúde.