China e Brasil assinaram 35 acordos (Foto: Divulgação)
China e Brasil assinaram 35 acordos (Foto: Divulgação)

China e Brasil assinaram 35 acordos (Foto: Divulgação)

O deputado federal Jaiminho Martins (PSD-MG) está acompanhando de perto os acordos firmados entre Brasil e China. Ele foi um dos parlamentares a participar da recepção ao primeiro-ministro da República Popular, Li Keqiang, e sua delegação, no Congresso Nacional, em Brasília.

O primeiro-ministro afirmou que a China e o Brasil são parecidos e destacou o funcionamento na Câmara do Grupo Parlamentar Brasil China, do qual o deputado Jaime Martins é vice-presidente.

“Existe uma cooperação em todas as áreas praticamente, o que reforça a amizade China-Brasil. Não importa a região ou partido dos parlamentares presentes, mas acredito que todos os presentes tenham interesse em aprofundar essa amizade”, concluiu.

Jaime Martins lembrou que foi à China em missão oficial em 2010 quando teve a oportunidade de conhecer o sistema de transporte metroviário e ferroviário. Inclusive a delegação brasileira foi a primeira delegação estrangeira a participar da inauguração da maior e mais moderna linha de trem de alta velocidade chinesa.

A visita à Câmara foi parte da agenda do primeiro ministro em Brasília. Nesta terça-feira (19), representantes do Brasil e da China assinaram 35 acordos de cooperação em oito áreas que envolvem investimentos de US$ 53 bilhões. Entre as áreas beneficiadas estão infraestrutura, transporte, agricultura e energia, além de mineração, ciência e tecnologia.

Dentre os acordos, está a cooperação na obra da ferrovia que irá ligar os oceanos Pacífico e Atlântico. Inclusive o deputado Jaime Martins foi autor de um projeto de lei de conversão que deu origem a lei nº 11772/2008 que prevê a construção desta ferrovia, chamada na lei de EF 354, ferrovia transcontinental.