Vereador Dr. Delano Divinópolis
Dr. Delano diz que o aumento do prazo vai diminuir a burocracia (Foto: Liziane Ricardo/CMD)

Apesar das movimentações nos bastidores para novas filiações e troca de partidos, algumas decisões estão atreladas à minirreforma política. A sanção parcial da presidente Dilma Rousseff (PT) às mudanças aprovadas no Congresso Nacional deve ser publicada até esta quarta-feira (30) no Diário Oficial da União. Dentre as previsões, está a “janela” de 30 dias, para migrações partidárias.

Na prática, isso significa que os ocupantes de mandatos poderão trocar de partido sem temer a “infidelidade partidária”. A reforma também prevê a redução de um ano para seis meses o prazo para filiação de quem disputará as eleições, o que valerá já a partir do pleito de 2016. Com isso, as articulações para filiações podem se estender até março do próximo ano. Pela atual lei, este prazo termina esta semana.

Migração

Delano aguarda a publicação da janela partidária para se decidir (Foto: Geovany Corrêa/CMD)

Delano aguarda a publicação da janela partidária para se decidir (Foto: Geovany Corrêa/CMD)

Pelo menos dois vereadores de Divinópolis estão na lista à espera da janela e abertura do prazo. Este é o caso do Dr. Delano (PRTB) e também de Marcos Vinícius (PSC). Dr. Delano já confirmou o namoro com o PMDB e Marcos Vinícius chegou a assinar uma ficha simbólica de filiação no PSB. Ambos aguardam a publicação da lei para definirem o caminho que seguirão.

A assinatura da ficha de filiação ao PSB casou mal estar entre o vereador e os militantes locais do partido. Marcos Vinícius teria passado por cima da Comissão Provisória – aguarda publicação – ao anunciar, de surpresa, a possível migração sem ao menos conversar com o presidente local, Afonso Gonzaga. Agora, Gonzaga diz que a conversa do parlamentar é com a executiva estadual.

Filiação

Os possíveis candidatos nas próximas eleições também ganharão tempo com a minirreforma. Este é o caso do ex-vereador Beto Machado. Atualmente sem partido, ele deixou escapar o namoro com o PMDB. Ele deverá se reunir com o também ex-vereador, Edson Sousa para conversarem. Edson confirmou na semana passada a ida para o partido do ex-prefeito, Galileu Machado.

Outra possibilidade é a Rede. Na semana retrasada ele participou do lançamento do partido na região.

Caso o texto não seja publicado até amanhã (30), pode ocorrer a chamada sanção tácita e a minirreforma passa a valer na íntegra.