Apesar das movimentações nos bastidores para novas filiações e troca de partidos, algumas decisões estão atreladas à minirreforma política. A sanção parcial da presidente Dilma Rousseff (PT) às mudanças aprovadas no Congresso Nacional deve ser publicada até esta quarta-feira (30) no Diário Oficial da União. Dentre as previsões, está a “janela” de 30 dias, para migrações partidárias.
Na prática, isso significa que os ocupantes de mandatos poderão trocar de partido sem temer a “infidelidade partidária”. A reforma também prevê a redução de um ano para seis meses o prazo para filiação de quem disputará as eleições, o que valerá já a partir do pleito de 2016. Com isso, as articulações para filiações podem se estender até março do próximo ano. Pela atual lei, este prazo termina esta semana.
Migração
Pelo menos dois vereadores de Divinópolis estão na lista à espera da janela e abertura do prazo. Este é o caso do Dr. Delano (PRTB) e também de Marcos Vinícius (PSC). Dr. Delano já confirmou o namoro com o PMDB e Marcos Vinícius chegou a assinar uma ficha simbólica de filiação no PSB. Ambos aguardam a publicação da lei para definirem o caminho que seguirão.
A assinatura da ficha de filiação ao PSB casou mal estar entre o vereador e os militantes locais do partido. Marcos Vinícius teria passado por cima da Comissão Provisória – aguarda publicação – ao anunciar, de surpresa, a possível migração sem ao menos conversar com o presidente local, Afonso Gonzaga. Agora, Gonzaga diz que a conversa do parlamentar é com a executiva estadual.
Filiação
Os possíveis candidatos nas próximas eleições também ganharão tempo com a minirreforma. Este é o caso do ex-vereador Beto Machado. Atualmente sem partido, ele deixou escapar o namoro com o PMDB. Ele deverá se reunir com o também ex-vereador, Edson Sousa para conversarem. Edson confirmou na semana passada a ida para o partido do ex-prefeito, Galileu Machado.
Outra possibilidade é a Rede. Na semana retrasada ele participou do lançamento do partido na região.
Caso o texto não seja publicado até amanhã (30), pode ocorrer a chamada sanção tácita e a minirreforma passa a valer na íntegra.