Estação está pronta há cerca de três meses (Foto: Amanda Quintiliano)

Copasa diz que responsabilidade é do município; Prefeitura fala que é do Estado

Ilídio Luciano

Sem tratamento de esgoto desde a criação do bairro, em 2012, os moradores do Bairro Copacabana em Divinópolis vivem a expectativa da operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), prometida pela prefeitura no início de 2018. A obra está concluída desde o início do ano passado, porém ainda não foi colocada em operação.

Recorrentemente, o vereador Sargento Elton fez duras críticas e cobranças à Copasa, que é a responsável pelo saneamento básico na cidade e à prefeitura. O parlamentar se mostra totalmente indignado com a situação de abandono da ETE.

“Divinópolis vive um problema sério de falta de gestão pública e de comprometimento das empresas que prestam serviços para o município. Essa empresa, a Copasa está em Divinópolis há 45 anos e sempre arrecadou dinheiro aqui, mas nunca devolveu nada para a cidade; inclusive já prorrogou o prazo para a entrega desta e de outras obras várias vezes, com isso quem perde é só a população de Divinópolis, como é o caso dos moradores do Copacabana”, esbraveja.

O que diz a Copasa

A reportagem do PORTAL GERAIS entrou em contato com a Assessoria de comunicação da Copasa, que informou que a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Bairro Copacabana, em Divinópolis, foi realizada pela Prefeitura, por meio de convênio firmado com a Companhia de abastecimento e que é o governo municipal o responsável pelas obras.

 Segundo a Assessoria, o valor inicial investido para a construção da ETE foi de R$ 400 mil. 

A Companhia aguarda ainda a autorização da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram), que está analisando os últimos documentos solicitados para dar prosseguimento ao licenciamento ambiental, para iniciar a operação da ETE.

Por fim, a Copasa ressalta que assumirá a estação apenas após o início de sua operação. Sendo assim, fatos relativos às obras ainda são de responsabilidade da Prefeitura de Divinópolis, que faz a fiscalização e correção dos serviços.

A versão da prefeitura

A Prefeitura de Divinópolis também se manifestou sobre as obras da Estação de Tratamento de Esgoto, no Bairro Jardim Copacabana, por meio de sua assessoria de comunicação.

O Governo Municipal afirma que, a obra está concluída e pronta; inclusive já foram feitos os testes de funcionamento dos equipamentos.

Segundo a Assessoria da Prefeitura, o que está travando o funcionamento da ETE é o aval positivo do órgão ambiental do Estado, no caso a Supram.

Ainda segundo o Assessor da Prefeitura, Evandro Araújo, a documentação já foi enviada ao órgão estadual e o município aguarda os prazos legais do Estado; a previsão é de que no próximo mês de março seja liberado o funcionamento da ETE.

A estação tem capacidade para tratar 1,74 litro de esgoto por segundo e atenderá mais de 1,2 mil pessoas da região, a maior parte do residencial do programa, “Minha Casa, Minha Vida”.

Fotos: Amanda Quintiliano