Marina Assis

 

Plano Diretor irá colocar em pauta o assunto (Foto: Crhistyam de Lima)

Plano Diretor irá colocar em pauta o assunto (Foto: Crhistyam de Lima)

Na reta do Plano Diretor, integrantes de movimentos populares de Divinópolis tem chamado a população para debater o planejamento urbano da cidade. O grupo “Brigadas Populares” tem mobilizado, principalmente, jovens e estudantes. A primeira iniciativa foi a exibição do documentário “Dandara” na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), campus Dona Lindu.

 

O documentário mostra a estrutura de uma ocupação, na periferia de Belo Horizonte, organizada e planejada para que as pessoas pudessem permanecer no local. “Sugiro que todos o assistam. A ocupação foi organizada e se tornou algo grande, é realmente algo que vale assistir. São apenas 55 minutinhos que podem mudar sua cabeça e sua vida”, afirmou Lúbio Guimarães integrante do grupo.

 

Com as histórias relatadas em “Dandara”, Lúbio diz esperar a mobilização popular para ampliar as discussões sobre o planejamento urbano de forma sustentável.

 

“Temos que discutir a reforma urbana, é um assunto que vai interferir na vida de todos, já que vai da iluminação das vias até os buracos nas ruas. A discussão é muito importante para que possamos ajudar a solucionar estes problemas e também mostrar que não estamos satisfeitos da forma como esta”, afirma Lúbio.

 

O Plano Diretor será uma das ferramentas de planejamento urbano. O documento em tramitação na Câmara irá apontar os principais problemas e apontar proposta para solucionar. Um dos principais gargalos estruturantes enfrentados por Divinópolis é a ocupação de áreas sem infraestrutura básica, como saneamento básico e calçamento, reflexo de liberação de parcelamento de solos na década de 1990.

 

Divinópolis tem mais de 230 zoneamentos, considerados bairros e 330 quilômetros sem calçamento. Só para se ter ideia é o mesmo que ir e voltar a Belo Horizonte e ir novamente. Apenas 5% da população tem esgoto tratado e há 62 mil lotes vagos.

 

O grupo

 

O grupo “Brigadas Populares” existe há mais de dois anos e foi criado em Belo Horizonte em busca de ideais políticos. O grupo vem crescendo cada vez mais e tem incentivado outros jovens a entrar na luta.