Kalil comenta liderança em pesquisa sem Cleitinho e diz que “não há desvio de caminho”

Eleições 2026Política
Por -01/08/2026, às 14H33agosto 1st, 2026
Amanda Quintiliano /PORTAL GERAIS

Ao comentar a crise entre Cleitinho e o Republicanos, resumiu a situação dizendo apenas que “está feio” e evitou confronto: “Nunca falei mal do Cleitinho. Respeito muito.”

O candidato do PDT ao Governo de Minas, Alexandre Kalil, evitou comentar a crise envolvendo o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) ao falar sobre as últimas pesquisa em que aparece liderando em um cenário sem o senador. A declaração ocorreu neste sábado (1º), durante visita a Oliveira, no Centro-Oeste mineiro, onde concedeu entrevista ao PORTAL GERAIS.

Ao longo da agenda, Kalil visitou a Feira de Oliveira, conversou com moradores e lideranças políticas e participou de atividades ao lado do presidente do PDT, o deputado federal Mário Heringer.

Leu essas? Cleitinho não será candidato ao Governo de Minas, diz Republicanos

Cleitinho reafirma e mantém pré-candidatura ao Governo de Minas

Kalil mantém foco na campanha

Questionado pelo Portal Gerais sobre a pesquisa em um cenário sem Cleitinho, ele evitou confrontos.

“Eu não quero olhar isso ainda não. Eu acho que o que está acontecendo está muito feio”, disse.

Em seguida, afirmou que pretende conduzir a campanha com respeito aos adversários e sem interferir nas decisões de outras legendas.

Além disso, destacou que nunca fez críticas ao senador.

“Nunca falei mal do Cleitinho. Respeito muito. Vamos ver o que vai acontecer”, afirmou.

O pedetista também declarou que “não há desvio de caminho” e acrescentou, se referindo ao seu grupo político, que “pessoas de bem mexem com pessoas de bem e não fazem nada de errado uma com a outra”.

A pesquisa Real Time Big Data, divulgada na quinta-feira (30/7), mostra Kalil com 20% das intenções de voto, seguido por Patrus Ananias, com 17%, em empate técnico dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Marcelo Aro aparece com 15%, seguido por Mateus Simões (10%) e Gabriel Azevedo (8%). O levantamento ouviu 2 mil eleitores entre os dias 25 e 29 de julho e está registrado no TSE sob o número MG-06475/2026.

Republicanos tenta reverter o veto

Enquanto Kalil mantém distância do impasse, o Republicanos continua as negociações para tentar confirmar Cleitinho como candidato ao Palácio Tiradentes.

Segundo informações repassadas ao Portal Gerais pela assessoria do presidente estadual da legenda, Euclydes Pettersen conduz as conversas diretamente com o presidente nacional do partido, Marcos Pereira.

Leu essa? Reunião deste sábado pode definir futuro da candidatura de Cleitinho ao Governo de Minas

A reunião marcada para este sábado (1/8) foi adiada. O próximo encontro poderá definir se a Executiva Nacional manterá ou não o veto anunciado na última quarta-feira (29).

Até o momento, o Republicanos não divulgou uma decisão oficial. Entretanto, integrantes da legenda tratam a reunião como decisiva para o futuro da candidatura de Cleitinho ao Governo de Minas.