Candidato do PDT se reuniu com prefeitos em Guaxupé, ouviu demandas sobre Saúde, estradas e segurança e criticou a atual gestão estadual
O candidato ao Governo de Minas Gerais Alexandre Kalil (PDT) reuniu prefeitos e representantes de municípios do Sul de Minas nesta quarta-feira (23), na Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (AMOG), em Guaxupé. A agenda fazia parte da programação de campanha do candidato na região. (Estado de Minas)
Durante o encontro, Kalil apresentou propostas para o Estado e defendeu uma relação mais próxima entre o governo estadual e as prefeituras. Segundo ele, a integração deve ocorrer por meio de uma gestão que compreenda as demandas dos municípios.
O candidato afirmou que, por ter sido prefeito de Belo Horizonte por duas vezes, conhece as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais.
“Esse abandono tem que acabar, porque hoje [no Estado] não existe a obrigação nem o hábito de socorrer. O socorro tem que chegar. Se o município não importa, o Estado governa quem? Estamos diante de um problema que é o IVA [Imposto sobre Valor Agregado], o IBS [Imposto sobre Bens e Serviços]”, disse.
Kalil cita PT e Cleitinho
Durante o encontro, Kalil também comentou a disputa pelo Governo de Minas e direcionou críticas ao PT e ao senador Cleitinho Azevedo (Republicanos).
“Minas não vai ser tratada mais como trataram por 12 anos. Isso aqui não tem governo, e o presidente não olha para a gente há 12 anos. Não vamos deixar o PT voltar, e o Cleitinho não tem a menor condição de governar esse Estado”, cravou.
O candidato afirmou ainda que considera dois nomes como seus adversários na disputa e disse acreditar que a comparação entre as propostas será suficiente para a escolha do eleitor.
Críticas à reforma tributária e à bancada política
Kalil também criticou a participação de Minas Gerais nas discussões sobre a reforma tributária e afirmou que o Estado precisa se preparar para as mudanças relacionadas ao IVA e ao IBS.
“Minas não sentou à mesa para negociar [a reforma tributária]. O presidente do Porto Seco de Varginha quem me disse isso. E sentar no buraco não resolve. Minha proposta é recuperar este Estado. Nós somos muito ricos”, afirmou.
Na sequência, o candidato criticou a atuação da bancada política da região e citou a dependência dos municípios em relação às emendas parlamentares.
“Temos um ministro que não fez nada e três senadores que não fizeram nada pela região. O prefeito hoje está vivendo de emenda. Não existe um programa de obras. Eu tenho condições de governar melhor do que esse pessoal está fazendo.”
- Supermercados de Minas Gerais crescem 3,12%
- Como justificar ausência no 1º turno das Eleições 2026
- Câmara de Nova Serrana elege Mesa Diretora para 2027
- Prefeitura reforça descarte correto de resíduos em chuvas
- Prefeita Janete Aparecida deixa o CTI e vai para o quarto
Prefeitos relatam problemas na Saúde e segurança
O prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho, conhecido como Jarbinhas, apresentou durante o encontro demandas enfrentadas pelos municípios da região.
Entre os principais problemas citados estão o financiamento da Saúde, as condições das estradas e os investimentos necessários para a manutenção da segurança pública.
“Temos um problema com o financiamento da Saúde. Aqui, nenhum município está investindo menos de 30% para suprir a falta de verbas do Estado e da União. Não temos condição de financiar, e sempre batem na Saúde”, afirmou.
O prefeito também relatou dificuldades para custear estruturas de segurança.
“Não aguentamos mais segurar o caos na ponta: polícia, Corpo de Bombeiros. Com o mínimo de investimento, como é que a gente paga a polícia? E batem à nossa porta falando: ‘Mataram meu filho porque não puseram gasolina na polícia’”, denunciou.
Prefeitos participaram do encontro
Também participaram da reunião o prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho (PSDB); o prefeito de Cabo Verde, Cláudio Antônio Palma (MDB); de Conceição da Aparecida, José Antônio Ferreira (PL); de Guaranésia, João Carlos Minchillo (União); de Monte Belo, Kleber Antonio Ferreira Boneli (Avante); de São Pedro da União, Ronaldo Aparecido Dias (PSDB), acompanhado do vice-prefeito Edmilson Donizete de Paulo (PSDB); e o vice-prefeito de Arceburgo, José Crisóstomo da Costa Neno (PL).
O candidato a vice-governador na chapa de Kalil, Carlos Mosconi, também participou do encontro.






