O deputado federal, Domingos Sávio (PSDB-MG) se reuniu com a atual diretoria da Cooperativa de Leite Karinho de Divinópolis, nesta segunda-feira (30). A diretoria reivindicou a continuidade da canalização do córrego Olaria da Magalhães Pinto até o Rio Itapecerica. Os últimos investimentos feitos no local foram na gestão de Domingos Sávio enquanto prefeito do município.
À época o córrego foi canalizado da nascente até a Av. Magalhães Pinto beneficiando centenas de famílias do Alto São João de Deus, antiga Laginha, e da Vila Olaria. Hoje a erosão nas margens do córrego coloca em risco de desabamento parte dos galpões da Cooperativa podendo afetar também as casas de várias famílias que moram próximas ao córrego.
“Quando canalizamos esta parte do córrego centenas de pessoas foram beneficiadas e por isso hoje, é de extrema importância que a canalização deste trecho seja finalizada. Deixamos o projeto do restante pronto, mas infelizmente meu sucessor não continuou a obra. Famílias correm risco de ficar desabrigadas”, coloca Domingos Sávio.
O prefeito Vladimir Azevedo compromete-se a apresentar ainda esta semana um laudo da defesa civil indicando a
situação de emergência juntamente com a cópia do projeto existente na prefeitura. Domingos Sávio juntamente com o deputado Jaime Martins vão buscar recursos em Brasília para a obra.
Domingos Sávio foi o prefeito que mais canalizou córregos em Divinópolis. Foram ao todo 9 km de canalizações, como dos córregos Olaria, Pains , SIDIL, e Flexas Catalão.
O leite Karinho recebe diariamente 150 mil litros de leite e devem chegar em breve a 200 mil litros/ dia. Hoje gera mais de 120 empregos diretos, mas indiretamente beneficia milhares de pessoas.