Skip to main content

Laboratório de Ensaios de Materiais da Indústria da Construção Civil é inaugurado em Divinópolis

By 28/10/2022Gerais

Presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, prestigiou a solenidade de inauguração e palestrou para empresários e lideranças

O Presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, esteve em Divinópolis nesta quinta-feira (27/10), para a inauguração do primeiro Laboratório de Ensaios de Materiais da Indústria da Construção Civil da região. O LEMICC é um pleito demandado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Centro-Oeste de Minas (SINDUSCON-CO) e o local escolhido para abrigar o empreendimento é o SENAI Divinópolis.

A implantação do laboratório, que contou com um investimento de quase R$ 1,5 milhão, visa auxiliar a indústria da construção civil quanto à garantia de que os produtos e materiais utilizados estejam enquadrados às normas regulamentadoras (NRs), garantindo assim, a qualidade e eficiência dos produtos ofertados.

De acordo com o Presidente do SINDUSCON-CO e da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, o empreendimento do SENAI/FIEMG é uma grande conquista do SINDUSCON-CO para toda cadeia produtiva da construção civil da região.

“A contratação do laboratório vai realizar testes a partir de diversos materiais, como concreto, cerâmicas, solos, além de especificações como dobramento, elasticidade, traço de argamassa, resistência a ser alcançada, entre outras questões técnicas inerentes à construção civil. Dessa forma, vamos reduzir erros e garantir a segurança, com menos custo”, explicou.

O Presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, destacou que o laboratório vai promover o aumento da competividade das indústrias da construção civil, que não terão mais que enviar amostras de materiais para serem testadas em Belo Horizonte.

“Com o custo mais barato as empresas vão poder fazer mais testes ao longo da obra e com isso poderão corrigir rapidamente qualquer falha que esteja ocorrendo no processo”, enfatizou o líder empresarial.

Roscoe parabenizou o Presidente do SINDUSCON-CO, Eduardo Soares, pelo empenho na implantação do laboratório.

“Eduardo é o grande responsável por essa inauguração, assim como toda equipe do SENAI. Tenho convicção de que o LEMICC será portador de qualidade e competividade para as indústrias de construção do Centro-Oeste de Minas”, finalizou.

Programação

A inauguração contou com uma rica programação que ocorreu na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste. Empresários do segmento da construção civil, docentes e alunos dos cursos de Engenharia, representantes de entidade de classe e profissionais de toda cadeia produtiva da construção tiveram a oportunidade de acompanhar palestras e uma exposição com as novas tecnologias, inovação e soluções SESI e SENAI.

O Analista de Tecnologia do SENAI Paulo de Tardo, Diego Silva, ministrou a palestra “BIM – O que muda na minha empresa”. Em seguida, o Presidente da FIEMG apresentou a palestra “Perspectivas econômicas para 2023 e os impactos na indústria da construção civil”.