São cerca de 400 atendimentos diários (Foto: Divulgação/PMD)

O Centro Municipal de Apoio à Saúde (Cemas), conhecido como Laboratório Municipal, serviço vinculado a diretoria de Atenção a Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), divulgou balanço de suas atividades no período de 2009 a 2015. A unidade aumentou o volume de exames, diminuiu tempo de espera e ainda recebeu certificado de excelência.

O Cemas é responsável pela realização de exames diversos, como os bioquímicos, hematológicos, parasitológicos, hormonais, uroanalíticos, microbiológicos e citológicos; que são oferecidos gratuitamente para a população. De 2009 a 2015, houve aumento de 56% dos exames oferecidos. Passaram de 336.714 mil em 2009 para 597.137 mil em 2015.

São cerca de 400 atendimentos diários (Foto: Divulgação/PMD)

São cerca de 400 atendimentos diários (Foto: Divulgação/PMD)

Outro número expressivo revelado por este balanço diz respeito às requisições atendidas, que são pedidos de exames solicitados por profissionais médicos e de enfermagem. Estas passaram de 64.526 mil em 2009 para 83.358 mil em 2015. O Cemas diminuiu o tempo de espera para receber o resultado dos exames solicitados. Em 2009 a média de tempo de espera era de 3,2 dias e, em 2015, esse tempo caiu para 1,5.

“Estes resultados que estamos obtendo é reflexo, principalmente, do comprometimento que a equipe do Cemas mantém com este serviço. Nossa demanda é grande e nos desdobramos para atender bem aos nossos usuários”, afirmou o gerente do Cemas, José Luiz de Souza.

Ainda de acordo com ele, por dia são atendidos, em média, de 350 a 400 pessoas nesta unidade de saúde.

Reconhecimento

O Centro Municipal de Apoio à Saúde foi “certificado como excelente” pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade que é patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clinicas (SBAC).

O certificado conferido ao Cemas foi emitido em janeiro e se refere à avaliação anual de

O certificado foi recebido em janeiro deste ano (Foto: Divulgação/PMD)

O certificado foi recebido em janeiro deste ano (Foto: Divulgação/PMD)

desempenho realizada no ano passado. A certificação como “excelente” se refere a determinações das amostras/controle do ensaio de proficiência. Traduzindo, a população tem a certeza de contar com um serviço que zela pela qualidade de seus procedimentos realizados e que são certificados.

O Cemas funciona na avenida Getúlio Vargas no centro de Divinópolis é composto por 40 profissionais sendo eles bioquímicos, biomédicos, técnicos e auxiliares de laboratório, agentes administrativos, citotécnicos e médica citopatologista. As portas de entrada para este serviço são as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Unidade de Estratégia de Atenção Saúde (UEAS), Centros de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto.