Lançamento de foguete em Alcântara poderá ser visto ao vivo; acompanhe

Minas Gerais
Por -19/12/2025, às 11H54dezembro 19th, 2025
© INNOSPACE/ Divulgação

Será a primeira decolagem comercial de um foguete a partir do Brasil; transmissão começa às 14h45 desta sexta-feira (19)

O lançamento do foguete Hanbit-Nano, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, poderá ser acompanhado ao vivo nesta sexta-feira (19). A transmissão será feita pelo canal oficial da empresa sul-coreana Innospace, responsável pelo desenvolvimento do veículo espacial, a partir das 14h45.

A decolagem está prevista para ocorrer às 15h45, no horário de Brasília. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), que coordena a operação, a janela de lançamento se estende até o dia 22 de dezembro, podendo haver adiamento em caso de condições técnicas ou climáticas desfavoráveis.

Este será o primeiro lançamento comercial de um foguete a partir do território brasileiro, marcando um avanço histórico para o programa espacial nacional.

Inicialmente, o lançamento estava programado para a última quarta-feira (17), mas foi adiado após a identificação de uma anomalia em parte do sistema de refrigeração do oxidante do combustível durante as verificações finais. A Innospace informou que optou pela substituição de componentes como medida preventiva de segurança.

“Essa alteração de cronograma é uma medida técnica que pode ser resolvida com a substituição de alguns componentes, não estando relacionada a problemas técnicos do foguete ou das instalações de solo”, informou a empresa em nota.

De acordo com a FAB, antes do lançamento serão novamente avaliados sistemas como pressões internas dos tanques de combustível, sistemas de ignição, softwares embarcados e condições meteorológicas, incluindo vento, chuva e descargas elétricas fatores que estão entre as principais causas de adiamentos de lançamentos no mundo.

Após a decolagem, a trajetória do veículo continuará sendo monitorada. Caso seja identificado qualquer comportamento fora do previsto, o voo poderá ser interrompido de forma controlada.

“A segurança é a premissa máxima. Se houver qualquer risco antes do lançamento, a contagem é interrompida. E, se durante o voo do foguete ocorrer uma anomalia relevante, os protocolos de contingência permitem neutralizar o veículo de forma controlada”, destacou o chefe da Divisão de Operações do CLA, major engenheiro Robson Coelho de Oliveira.

O Hanbit-Nano possui 21,8 metros de comprimento, 1,4 metro de diâmetro e pesa cerca de 20 toneladas. O foguete levará satélites para a órbita baixa da Terra (LEO), a aproximadamente 300 quilômetros de altitude, com inclinação de 40 graus.

Ao todo, oito cargas úteis estão acomodadas na coifa do veículo: cinco pequenos satélites e três dispositivos experimentais desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia. A propulsão do foguete é híbrida, combinando combustível sólido e líquido.