A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) nesta terça-feira (11) divulgou os laudos parciais de exames realizados em micos encontrados mortos em três bairros de Divinópolis. Para os três primeiros espécimes encaminhados ao Laboratório de Referência, os resultados de isolamento viral para febre amarela foram negativos.

Inicialmente, os animais encontrados mortos não apresentaram sinais de morte por febre amarela; no entanto, devido aos casos confirmados em Minas Gerais, a Semusa enviou-os à Gerência Regional de Saúde (GRS) para análise na Fundação Ezequiel Dias.

O Setor de Vigilância Epidemiológica confirmou que os laudos são parciais, e outros ainda existem para ser analisados.

O primeiro mico encontrado foi em 15 de fevereiro, na Rua Estanho, Niterói, e o segundo foi em 21 do mesmo mês, na Rua Antônio Silva Sobrinh, Santa Tereza. Em 3 de março, no bairro Jardim Primavera, outro macaco sem vida foi também encontrado.

Profissionais do Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa) receberam a denúncia de moradores locais e recolheram dois micos mortos na segunda-feira (10/04), no bairro Porto Velho. Os animais serão encaminhados à GRS para os próximos procedimentos.

Foto de capa: ilustrativa