Prefeitura afirma que o Centro de Referência é vítima de ataques constantes por parte de ONG’s

Amanda Quintiliano

O Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa) emitiu nota, nesta segunda-feira (14), rebatendo os laudos emitidos pela Fundação Educacional de Formiga. Nela, ele afirmar seguir “rigorosamente a legislação vigente em relação à necessidade de eutanásia”.

Os laudos da perícia revelaram imperícia e imprudência, como divulgado em primeira mão pelo PORTAL. Foram analisadas as carcaças de 14 animais. Deles, dois deram negativos para leishmaniose a partir de exame realizado pela Fundação Educacional de Formiga. O Crevisa levou em consideração apenas análise clínica e teste rápido.

Em nota, o Crevisa afirmou que “os laudos de necropsia realizados a pedido do Ministério Público, que apresentaram dados divergentes ou não conclusivos, não descaracterizaram a necessidade da eutanásia realizada, uma vez que a divergência considera apenas que dois animais apresentaram resultado negativo para leishmaniose visceral canina (LVC)”.

“O motivo apresentado na ficha de atendimento do veterinário responsável foi o sofrimento e a fase terminal de doença e não necessariamente LVC, e os exames de DPP (Dual Path Platform) são realizados sempre a título de estatística epidemiológica”, argumentou.

O Crevisa ressaltou ainda que “vem sofrendo ataques constantes de ONGs protetoras de animais que discordam da forma que o centro atua e por diversas vezes denunciaram o Crevisa no MP”. Segundo ele, em todas as vezes, comprovou-se que o Crevisa age dentro da legislação vigente, e todas as denúncias foram arquivadas.

“A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) continua colaborando com o MP para a elucidação dos fatos e continuará atuando com ética e de acordo com a legislação vigente”.

Entidades

A perícia foi realizada após entidades de defesa dos animais denunciarem sacos plásticos com carcaças depositados no Crevisa. Na época, a prefeitura alegou que todos os animais foram diagnosticados com leishmaniose, dentre eles estava um dalmata. O laudo deste animal não foi divulgado até o momento.