Fiscalização será feita pela Semusa; Divinópolis contratou 20 leitos para atendimento único de pacientes da UPA
Marcelo Lopes
Os leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) presentes no Complexo de Saúde São João de Deus, em Divinópolis, serão fiscalizados por parte de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) a partir do segundo semestre. A determinação foi definida durante reunião realizada, nesta segunda (09), na Câmara Municipal.
A vereadora e membra da Comissão de Saúde do Legislativo, Janete Aparecida (PSD), deu mais detalhes sobre a reunião, que também contou com a presença de membros da Semusa, do Conselho Municipal de Saúde (CMS), da diretoria da Unidade de Pronto Atendimento (UPA Padre Roberto) e também da diretoria do hospital.
“Vínhamos apontando a necessidade, muitas vezes ditas em alguns discursos aqui na Câmara, da fiscalização dos leitos do SUS. Então nós entendemos realmente que o melhor é realmente ter uma pessoa lá dentro, que possa fazer a contagem dos leitos em geral”, disse a vereadora.
Janete informou que a nova fiscalização será realizada diariamente, mas também afirmou que o trabalho da Comissão de Saúde não será interrompido.
“O ideal é que tenha um profissional lá dentro, para realizar as fiscalizações eventuais. Lógico que a Comissão de Saúde e eu continuaremos fazendo, de 3 em 3 meses, mas não temos como processar o prazo”, finalizou.
Ainda de acordo com a parlamentar, a data de início das fiscalizações ainda não foi definida pelo secretário municipal de saúde, Amarildo de Souza, mas caso tudo ocorra dentro do planejado, o trabalho terá o pontapé inicial em agosto.
Plano de contingência
A Secretaria Municipal de Saúde e as diretorias clínicas e de emergência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, apresentaram em 13 de junho, um plano de contingência, com o objetivo de desafogar a superlotação que existe na localidade, desde a inauguração. Todo o novo sistema reorganizado de atendimento tem o investimento de R$ 200 mil por mês, oriundos do orçamento municipal. Com isto, o município está custeando 20 novos leitos, exclusivamente para pacientes da UPA, no Complexo de Saúde São João de Deus.
De acordo com o hospital, no momento, o Complexo de Saúde São João de Deus possui 340 leitos. Dos 20 novos, 14 já estão abertos, o que acontecerá o mesmo com os 6 em breve. No total, são 346 leitos presentes na unidade. Até o fechamento desta matéria a unidade nãos e manifestou sobre a fiscalização.