Dando continuidade ao PDA – Programa de Desenvolvimento Associativo, desenvolvido pela CNI – Confederação Nacional da Indústria em parceria com o Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, foi realizado, nesta terça-feira (04), o curso Gestão de Projetos e Parcerias Sindicais, na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste, em Divinópolis.
O curso foi ministrado pelo consultor e instrutor Franklin M. Peterli, pós-graduado em Planejamento Estratégico e graduado em Sistema da Informação, com vasta experiência no desenvolvimento de Planejamento Estratégico em diversos Sindicatos Patronais do país. Em sua apresentação, o facilitador destacou os benefícios do associativismo, como o aumento da capacidade de ação e a redução de custos e riscos. “Com o planejamento das ações e com o trabalho em conjunto, é possível criar um ambiente de negócios favorável à competitividade, que é o objetivo de todo sindicato”, defendeu.
Outros quatro encontros, entre cursos e palestras, voltados para coordenadores, gerentes e presidentes de sindicatos serão oferecidos, com o objetivo de apresentar subsídios para que os sindicatos se fortaleçam. Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, os líderes sindicais da região precisam aproveitar esta oportunidade de alcançarem novos conhecimentos sobre o associativismo através da troca de experiências. “Essa aproximação com a CNI será muito importante para que o sindicato se enxergue como um mediador social e, dessa forma, busque o aumento da competitividade e o fortalecimento do setor”, afirmou.
Participaram do curso coordenadores e presidentes do SINVESD – Sindicato da Indústria da Confecção de Divinópolis; SINDIMEI – Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itaúna; SINDIEMG – Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais, SINDIGUSA – Sindicato das Indústrias Siderúrgicas do Oeste de Minas e SINDIVESF – Sindicato das Indústrias do Vestuário de Formiga.
Para o Presidente do SINVESD, Antônio Rodrigues de Araujo Filho, as ações do PDA têm papel importante na capacitação dos líderes sindicais, já que são apresentadas as ferramentas e metodologias necessárias para que os Sindicatos atuem na superação dos desafios por meio da gestão estratégica. “A disseminação da informação é fundamental para fortalecer o associativismo e fortalecer nossas indústrias”, enfatizou.
O Presidente do SINDIVESF, Paulo Cesar Rodrigues Costa comentou a importância da aproximação da CNI com os Sindicatos através do Programa de Desenvolvimento Associativo. “Esse estreitamento de relação é muito válido. A CNI está trazendo um canal de comunicação mais ágil. Acredito que possamos evoluir em relação ao planejamento estratégico do Sindicato e, com isso, promover o desenvolvimento do setor, através das orientações do PDA”, afirmou.