Funedi Uemg Divinópolis Feicintec
Os alunos cobram mais segurança na região da universidade (Foto: Arquivo/PCO)

A Liga Acadêmica de Saúde Mental Insanos, formada por estudantes e professores dos cursos de Enfermagem e Psicologia da Uemg Unidade Divinópolis, realiza nesta quarta-feira (10), uma aula aberta sobre a história da loucura. O evento é o primeiro que está sendo promovido pela associação, criada em 29 de junho último, após aprovação de estatuto e eleição dos membros da liga.

Segundo a coordenadora da liga, professora Camila Souza de Almeida, o objetivo principal da associação é desenvolver atividades na área da saúde mental a partir dos três pilares acadêmicos: ensino, pesquisa e extensão.

“Após a realização desta aula aberta, pretendemos promover outras ações, como grupo de estudos, seminários e encontros”, ressaltou a professora, que leciona no curso de Enfermagem da unidade.

A aula aberta será ministrada pelo assistente social Ronaldo Alves Duarte, que trabalha no Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam) de Divinópolis. Além de especialista em Saúde Mental: Família e Comunidade pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), ele é mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais pela FUNEDI/UEMG e em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Também participarão do evento a estudante Vanessa Ayres Tibiriçá, presidente da liga, e a professora Cristiane Nogueira, uma das colaboradoras da associação – ambas são do curso de Psicologia da unidade.

Aberto à participação da comunidade, o evento é gratuito e acontece às 19h, no auditório da unidade. Interessados em participar devem enviar e-mail para ligasmuemg@gmail.com.