Isadora Santana

O Secretário Geral da Câmara de Vereadores de Divinópolis, Flávio Ramos, lançou no início de setembro o livro Manual do Bom Candidato. Voltado para os cidadãos que pretendem ingressar na política, mas também aos que já são políticos, o livro oferece técnicas e orientações sobre campanhas eleitorais.

Segundo o secretário geral, o livro nasceu a partir de sua percepção da falta de um documento voltado para a organização de uma campanha eleitoral que fosse mais didático, prático e com técnicas do dia-a-dia de uma campanha.

Com atuação há 25 anos na política em Divinópolis e servidor público desde 1980, Flávio Ramos foi dirigente partidário, presidente e secretário do PMDB, trouxe para a cidade o Partido Social Democrático (PSD), trabalhou em diversas campanhas políticas. 

“Ao longo desse tempo tenho um hábito de guardar conteúdo, então ao longo desse tempo guardei muitos documentos, participando de palestras, seminários e conversando com publicitários especializados em campanhas eleitorais. Então, ao longo desses 25 anos, percebi que eu tinha um conteúdo bastante diversificado, rico e prático, assim compilei em uma apostila para poder fazer palestras. Porém percebi que eu tinha um conteúdo para um livro, e apresentei a proposta para a editora, que aprovou o conteúdo apresentado. Inicialmente tinha 400 páginas, que foram reduzidas nessa primeira edição para 120 páginas”, explica o secretário.

O livro é também uma forma de estimular o cidadão a se interessar pela política e aplicar as técnicas em situações cotidianas, e também para quem já é político. 

Apesar das eleições 2016 terem terminado, houve uma alteração na legislação, e a campanha para 2018 começou dia 03 de outubro, como finaliza Flávio Ramos:

“A próxima eleição começou dia 03 de outubro, porque se você quer ter uma campanha vitoriosa, o primeiro segredo é antecipar-se. Desde a alteração na legislação de 2015, o candidato pode se apresentar como tal, e iniciar sua campanha nas redes sociais, demonstrando seus projetos, suas propostas. No entanto, não deve em hipótese alguma pedir voto, essa é a única ressalva.”

O livro já está a venda em todo o país através de livrarias virtuais, e em Divinópolis pode ser adquirido pelo valor de R$35 na livraria localizada na Av. Antº O.de Morais, 487, Centro.