Portas de hospitais, pontos de ônibus e ruas de maior fluxo de pessoas estão recebendo  pulverização feita com bomba com cloro concentrado

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio de agentes de endemias da Vigilância em Saúde, começaram nesta quarta-feira (25), a higienização de locais específicos da cidade. Portas de hospitais, pontos de ônibus e ruas de maior fluxo de pessoas estão recebendo  pulverização feita com bomba com cloro concentrado. O produto químico tem ação oxidante e atua direto na parede celular do vírus. Ele consegue eliminar esses agentes patológicos e não oferece risco a população.

Os agentes ambulantes utilizam pulverizador costal e equipamentos de proteção individual completo, incluindo roupa especial. As ações acontecerão de segunda a sexta-feira durante a todo o dia.

O projeto adotado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) foi proposto na última terça-feira (24) por Eduardo Print Júnior, membro voluntário do comitê. Ele conta que entrou em contato com algumas entidades e recebeu o apoio do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Divinópolis (Sinvesd) e da empresa Minas Chemicals.

“Apresentei um projeto para que fosse feita a higienização de pontos de ônibus e áreas hospitalares da cidade de forma urgente, em mais uma ação de combate e prevenção ao Coronavírus. O prefeito Galileu e o secretário de Saúde Amarildo Sousa aceitaram de prontidão, vista a urgência dos trabalhos”, comenta Eduardo.

Machado ressalta que a ajuda da sociedade civil e dos vereadores é fundamental para o combate ao vírus.

“Quando o vereador apresentou o projeto determinamos que fosse realizado. Nos últimos dias temos recebido muita ajuda de instituições, entidades e sindicatos e isso nos deixa com mais esperança de conseguir diminuir a contaminação em nossa cidade. A união é fator determinante para tudo acontecer”, completa Galileu.