Em nota, Município se posicionou sobre o acidente que envolveu ônibus e trem, em uma linha férrea, nesta terça (17)

Portal Centro-Oeste

A Prefeitura de Divinópolis divulgou, nesta terça (17), uma nota de esclarecimento, sobre o acidente ocorrido na madrugada da mesma data, envolvendo um trem e um ônibus do transporte coletivo, na Avenida Amazonas, no centro da cidade. Na ocasião, dois passageiros ficaram levemente feridos. 

No texto, o Município diz que o local é sinalizado e obedece todas as determinações do Código Nacional de Trânsito e que a prática se repete em todas as passagens de nível existentes na cidade.

Sobre o não funcionamento da cancela no momento do acidente, a Prefeitura disse que a prática está vem sendo abolida, como em outras cidades que possuem ferrovias.

Confira o texto na íntegra logo abaixo

“A Prefeitura de Divinópolis informa que o local onde foi registrado o acidente é sinalizado, obedecendo todas as determinações do Código Nacional de Trânsito. Tal prática se repete em todas as passagens de nível existentes em Divinópolis. Assim, os cruzamentos com linhas férreas caracterizam pontos que exigem a atenção do condutor, conforme artigo 28 do CNT.

Sobre o funcionamento de cancelas nesse tipo de cruzamento, a Prefeitura informa que esta é uma função que vem sendo por ela abolida, a exemplo das demais cidades por onde passa ferrovia. Hoje, Divinópolis é um dos poucos municípios da região Centro-Oeste onde ainda há esse tipo de serviço.

A decisão das Prefeituras tem como base o fato de que a determinação legal é de que os municípios sinalizem esses cruzamentos. Em casos específicos de necessidade de cancela, é uma função que deve ser executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT ou pela própria concessionária. No Brasil, hoje, existem aproximadamente 12,3 mil passagens em nível.”