Composta por 15 deputadas, essa é a maior bancada feminina já registrada na ALMG
A deputada estadual Lohanna França (PV) foi eleita líder da bancada feminina na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), conforme anunciado nesta quarta-feira (5/2) pelo presidente da Casa, Tadeu Leite (MDB). Composta por 15 deputadas, essa é a maior bancada feminina já registrada na ALMG, um marco histórico para a representatividade política das mulheres no estado.
Lohanna, reconhecida por sua defesa dos direitos das mulheres, destacou, então, a importância de liderar o grupo em um cenário onde a igualdade de gênero ainda é uma bandeira necessária.
“Estou honrada com a confiança das colegas. Esta vitória representa a luta de todas as mulheres por um Estado mais justo e livre de discriminação”, declarou.
De acordo com a parlamentar, a atuação da bancada terá foco em políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica. Além disso, na ampliação da participação feminina em espaços de poder.
A frente da bancada feminina, Lohanna destaca compromisso com políticas públicas para mulheres
Ainda conforme a nova líder da bancada, ela pretende criar estratégias legislativas para garantir a segurança e os direitos das mulheres. Além disso, temas como igualdade salarial e combate ao assédio também serão prioridades da gestão.
A bancada feminina da ALMG é um grupo suprapartidário, formado por todas as deputadas eleitas, com direito a voz durante as reuniões plenárias. A eleição de Lohanna reforça o avanço da pauta feminina em Minas Gerais. Assim, consolidando a Assembleia como um espaço de articulação e defesa das mulheres.