Deputada celebra reconhecimento da ALMG e confirma articulação para disputar vaga na Câmara Federal.
A deputada estadual Lohanna França (PV) recebeu, nesta quinta-feira (10), o título de Cidadã Honorária de Minas Gerais. A homenagem ocorreu durante uma Reunião Especial no Plenário lotado da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. Ao mesmo tempo em que recebe a honraria, ela já projeta futuro em Brasília.
- Papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior
- Complexo de Saúde São João de Deus realiza campanha de vacinação contra a gripe para seus colaboradores
- Operação resgata uruguaios em situação análoga à escravidão em Minas Gerais
- Enem 2025: Prazo para pedir isenção de inscrição é prorrogado até 2 de maio
- Ação integrada da PM recupera veículo furtado e prende suspeitos
Natural de Vila Velha (ES), a parlamentar emocionou-se ao receber a honraria diante de uma plateia formada por autoridades, amigos e familiares.
Desde o início da cerimônia, o reconhecimento ganhou contornos simbólicos. O presidente da Assembleia, deputado Tadeu Leite (MDB), comandou a solenidade e entregou o título ao lado da deputada Beatriz Cerqueira (PT), autora do requerimento que resultou na homenagem.
“Um reconhecimento de quem já faz tanto pelos mineiros e mineiras aqui na assembleia e também uma responsabilidade para que ela continue nos representando” destacou Beatriz Cerqueira
Mais de 60 parlamentares assinaram o pedido, o que reforça a ampla adesão ao nome de Lohanna dentro da Casa.
Beatriz, durante seu discurso, elogiou a força da colega e destacou o desafio diário de ser mulher na política.
“Uma mulher na política supera violências todos os dias, mesmo quando não enxergamos que aconteceu uma violência. Lohanna contagia com sua energia e disposição para construir caminhos”, afirmou.
A mesa de honra da solenidade reuniu nomes expressivos. A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, representou o governo.
Também participaram o desembargador Ronaldo Claret de Moraes, do TJMG; o procurador-geral adjunto Hugo Barros de Moura Lima; e o desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga, do TRE-MG.
Trajetória na Politica
Lohanna tem apenas 29 anos, mas já soma uma trajetória política de impacto. Mudou-se para Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, ainda jovem. Ali, iniciou sua militância social em projetos como o Rotaract e o Movimento Acredito.
Em 2020, conquistou a vaga de vereadora e se tornou a mais jovem da legislatura na cidade. Apenas dois anos depois, lançou-se como candidata a deputada estadual e recebeu 67 mil votos nas urnas. Em 2023, iniciou seu primeiro mandato na ALMG.
Atualmente, ela lidera a Bancada Feminina da Assembleia, a maior da história em número de mulheres. Além disso, integra as Comissões de Cultura, de Defesa dos Direitos da Mulher e de Ética e Decoro Parlamentar. Nessas duas últimas, exerce a vice-presidência.
Durante a homenagem e em seu discurso, o Presidente da Assembleia Tadeu Leite (MDB) elogiou sua atuação.
“Lohanna mostra habilidade admirável para construir consensos e impulsionar debates essenciais como educação, cultura e meio ambiente”, ressaltou.
Emocionada, a deputada agradeceu o apoio da família, dos amigos e da equipe que a acompanha no mandato. Além disso, ela também celebrou o vínculo construído com o estado que agora a reconhece como filha.
“É uma emoção indescritível, oficialmente ser reconhecida como cidadã de Minas Gerais, pelos os 77 deputados e deputadas aqui da assembleia é maravilhoso e com essa cidadania honoraria eu mergulho oficialmente nesse estado que já faz parte minha alma e coração” celebrou Lohanna
Futuro: Lohanna prospecta Brasília
No entanto, Lohanna não esconde os planos para o futuro. a parlamentar confirmou que constrói, junto ao partido, uma possível pré-candidatura a deputada federal.
“Ainda é uma novidade, mas tenho conversado com aliados e no partido sobre uma pré-candidatura a deputada federal, inclusive com aval do meu partido, porque a gente precisa ter deputados federais com questões alinhadas com o partido como defesa do meio ambiente em Minas. Me impulsiona quando a gente observa que o PV não conseguiu eleger nenhum deputado federal e Minas não pode ficar sem uma representação federal do PV” destacou a parlamentar.
Lohanna é formada em Bioquímica pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A deputada também já atuou como professora.
Sua agenda parlamentar gira em torno da representatividade feminina, da educação, da cultura e da sustentabilidade.