Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas
Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas

 

João Victor Silva

A Black Friday, celebrada na última sexta-feira do mês de novembro e famosa pela queda de preços dos mais variados produtos, além de fazer sucesso na internet, “vem ganhando proporções interessantes nas lojas físicas nos últimos anos”. Esta afirmação é de Luiz Ângelo, diretor de ações institucionais da CDL Divinópolis.

Segundo o diretor, que concedeu entrevista para o PORTAL, com as lojas físicas passando também a celebrar a Black Friday, acontece à consolidação deste evento para os trabalhadores. É uma boa oportunidade tanto para os comerciantes, que aumentam suas vendas, tanto para os consumidores, que adquirem produtos de seu desejo por preços bem mais baixos.

Luiz Ângelo declarou que as expectativas para a semana de descontos são boas, e que o evento está sendo bem trabalhado. Exemplo disso é a loja Pioneiro Utilidades, que para aumentar suas vendas na semana de Black Friday, ao invés de focar apenas na sexta-feira e sábado, está em cada dia da semana oferecendo desconto em diferentes setores do estabelecimento.

Nesta segunda-feira (20), a loja ofereceu 10% de desconto no setor de plásticos, e hoje (21), este desconto é no setor de alumínios.

Outro setor que teve os preços reduzidos é o de brinquedos, que está com descontos de 20 a 40%. Também estão com 40% de desconto os produtos de Natal, se pago em dinheiro ou cartão de débito. Para o cartão de crédito, este desconto é de 20%. Na sexta (24), a loja terá descontos especiais em um setor do estabelecimento.

Natalia Aleixo, gerente da loja matriz em Divinópolis, localizada na Rua Minas Gerais, sentiu que as vendas já aumentaram neste início de semana. Segundo ela, a loja investiu muito na divulgação da semana Black Friday, e tem a expectativa de que as vendas continuem a crescer até o fim de semana.

Natal

Para o Natal, o diretor Luiz Ângelo disse que as expectativas são bem positivas, e que o comércio terá suas melhores vendas dos últimos anos. Está previsto que as vendas para a comemoração natalina serão 8% superiores ao ano passado.

O motivo para esta melhora seria a geração de empregos neste final de ano, juntamente com a situação financeira do município mais equilibrada. O 13º salário e os saques do FGTS também contribuem para o aumento das compras, de acordo com o diretor.