No dia 28 de novembro, lojas de todo o país e cerca de 30 sites oferecem descontos ao consumidor que chegam até 80%. Algumas dessas empresas já se adiantaram e promovem o “Black November”, ofertas vantajosas durante todo o mês.
Mas os descontos generosos devem ser analisados atentamente. Condições de pagamentos, notas fiscais e condição do produto são critérios indispensáveis na hora de fazer as compras em lojas físicas, como conta a gerente do Procon de Divinópolis, Tereza Lada.
“Pegar recibos e nota fiscal na hora da compra, pois eles provam a data da compra e garantem proteção no caso de alguma reclamação futura. Nós do Procon orientamos ao consumidor a sempre perguntar o vendedor antes da compra, para não ter dúvidas e não sair lesado.”
Nas compras pela internet, o cuidado deve ser redobrado, já que sites falsos são uma armadilha para o consumidor. Eles oferecem descontos suspeitos e em muitas vezes não mantêm contato com o cliente.
“As compras pela internet devem ser feitas com bastante cuidados. Existem incontáveis sites falsos que estão aqui só para dar golpe. Antes de comprar o cliente deve pesquisar o CNPJ da empresa, endereço, telefone. Olhar também se há reclamações.”
O cliente que comprar algum produto da Black Friday pela internet tem o prazo de sete dias para devolver ou trocar, sem nenhum ônus, já o consumidor da loja física não consegue trocar nem devolver o produto.
Dos serviços atendidos pelo Procon de Divinópolis, cerca de 15% são sobre reclamações de troca de mercadorias, e segundo Tereza, 95% dos casos são resolvidos sem a necessidade de acionar a justiça.