Diego Henrique
Um novo golpe que tem sido aplicado em lojistas de todo país, chegou a Divinópolis. Os criminosos ligam para as lojas se passando por clientes e usando cartões de crédito clonados efetuam compras em valores altíssimos à distância. Após efetuar o pagamento, a compra é entregue no endereço do comprador (estelionatário). Quando a fatura chega na casa do titular do cartão, ele se assusta com o valor, liga na operadora, contesta e faz o cancelamento da compra
Como a loja já fez a entrega, o estelionatário some e como a compra foi cancelada, o lojista fica sem receber o valor.
Uma loja de Divinópolis foi afetada após o golpe ter sido aplicado em uma filial que fica em São Paulo. De acordo com uma funcionária, a operadora do cartão de crédito bloqueou o acesso as máquinas e suspendeu todos os pagamentos de compras efetuadas pela loja. O prejuízo chega a R$ 6 mil. A funcionária ainda disse que a operadora estabeleceu um prazo de até cinco dias e após esse prazo, a loja irá acionar a justiça.
O Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis (SINVESD) publicou uma nota alertando sobre a necessidade de apurar sempre os dados do cliente, além de fazer a verificação de documentos e endereço.
De acordo com a delegada Adriene Lopes, em Divinópolis, proprietários de duas lojas tiveram prejuízos que chegam a quase R$ 50 mil.
“Duas pessoas procuraram a delegacia, e eu pedi as provas do contato com o estelionatário, como número de telefone, horário e como foi feita a negociação para que possamos pedir a quebra do sigilo telefônico e bancário para darmos início às investigações”, disse.
A suspeita é de que outras lojas tenham caído no golpe e a orientação da delegada, é que os lojistas que foram lesados procurem a delegacia para o registro do boletim de ocorrência.