Amanda Quintiliano

 

O excesso de feriados em dezembro levou os lojistas de Nova Serrana a pressionarem os vereadores para aprovarem um projeto um pouco diferente. A lei já sancionada pelo prefeito, Joel Martins altera a data de comemoração da emancipação política da cidade, ou seja, do aniversário. Ao invés de ser comemorado no dia 12 do último mês do ano, a partir de agora, será no dia 1º de janeiro.

 

A alegação dos comerciantes apoiados pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é de que o acúmulo de feriados resultava na queda significativa das vendas e, consequentemente, dos lucros. “Quando dava durante a semana era muito ruim para o comércio. Os moradores daqui que são de fora iam para a cidade deles e compravam por lá mesmo, refletindo negativamente para a gente em uma época em que há aumento”, explicou a gerente da CDL, Hilda Lúcia Pires.

 

“Em razão do grande número de feriados nos últimos meses do ano, lojistas deixavam de lucrar na época em que o comércio estava bastante aquecido. Com o feriado em Janeiro, o fim do ano será mais lucrativo para os comerciantes”, acrescentou o vice-presidente da CDL, Dário João de Faria.

 

Mudança

 

Nova Serrana foi emancipada em 12 de dezembro de 1954. Entretanto, segundo o presidente da Câmara da cidade, Deti do Katoca (PDT), desde aquela época foi instituída as comemorações no dia 1º do mês seguinte já pensando nos reflexos no comércio. “Mas por questões partidárias fica nisso, volta para o dia 12, muda para o dia 1º. Agora vamos estudar uma forma de tornar essa data fixa a pedido dos lojistas”, disse.

 

O aniversário era comemorado no dia 12 de dezembro desde 2009.