Lula anuncia homenagem a estudante da UFSJ em obra da BR-494 em Divinópolis

Minas Gerais
Por -20/06/2026, às 15H47junho 20th, 2026
alexandre oliveira estudante de medicina
Alexandre cursava medicina na UFSJ em Divinópolis (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Obra da Travessia Urbana fará homenagem a Alexandre Augusto de Oliveira, universitário que morreu após acidente na BR-262

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira (19), durante agenda em Divinópolis, que a obra da Travessia Urbana da BR-494 homenageará o estudante da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) Alexandre Augusto de Oliveira, de 27 anos.

A homenagem foi divulgada durante os anúncios de investimentos federais em infraestrutura para a região. Alexandre morreu após um grave acidente registrado na BR-262, em Pará de Minas, no último dia 12 de junho.

Além da homenagem, o Governo Federal confirmou o lançamento do pregão eletrônico para a execução das obras da Travessia Urbana de Divinópolis, que contará com investimento de R$ 19,5 milhões por meio do Novo PAC.

Universitário morreu após acidente na BR-262

Alexandre Augusto de Oliveira estava em uma van com outros estudantes quando o veículo colidiu na traseira de uma carreta no km 407 da BR-262.

O universitário sofreu ferimentos graves e precisou ser transferido de helicóptero para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.

Os demais ocupantes da van receberam atendimento médico em Pará de Minas e tiveram alta posteriormente. Alexandre permaneceu internado, mas não resistiu às lesões.

Travessia Urbana de Divinópolis terá investimento de R$ 19,5 milhões

A obra anunciada pelo Governo Federal prevê melhorias na ligação entre a BR-494 e a MG-050, considerada um dos principais gargalos logísticos do Centro-Oeste de Minas.

A publicação do edital está prevista para 15 de julho e a abertura das propostas para 30 de julho.

Quando concluída, a intervenção deverá aumentar a segurança viária, melhorar a fluidez do trânsito e reduzir os conflitos entre o tráfego urbano de Divinópolis e os veículos que utilizam a rodovia para deslocamentos de longa distância.

Projeto prevê mais segurança para motoristas

O projeto contempla duas faixas de rolamento em cada sentido, acostamentos, canteiro central, três acessos, dois retornos e duas interseções.

Atualmente, o trecho recebe cerca de 9,5 mil veículos por dia.

Ao anunciar a homenagem, o presidente associou a obra à importância da segurança viária e à necessidade de investimentos em infraestrutura capazes de reduzir acidentes e preservar vidas nas rodovias federais.