O presidente Lula presenteou Emmanuel Macron com queijos brasileiros premiados durante sua visita ao Brasil. Ele destacou o queijo Canastra do Serjão, de Piumhi, na região Centro-Oeste de Minas
Em um gesto de diplomacia, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ofereceu ao presidente francês Emmanuel Macron presentes. Uma seleção de cinco queijos brasileiros premiados internacionalmente. Destaque entre eles, o queijo Canastra do Serjão, de Piumhi, na região Centro-Oeste de Minas.
Este queijo recebeu a medalha “super ouro” no renomado concurso Mondial Du Fromage, realizado na França em 2021, consolidando sua excelência no cenário internacional.
O queijo Canastra, produzido desde o século XIX na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais, é um símbolo de tradição e qualidade. Além disso, reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2008. A premiação na França não apenas reafirma o valor deste produto artesanal brasileiro, mas também fortalece as relações culturais e comerciais entre Brasil e França.
Além do Canastra do Serjão, a seleção presenteada a Macron incluiu queijos de distintas regiões do Brasil. Por exemplo, o Goa Moderado de Aiuruoca, o Maranata Bronze de Virgínia, o Lua Cheia de Bueno Brandão, assim como o Queijo da Ilha de Marajó (PA) e o Cuesta, de Pardinho (SP). Assim, demonstrando a rica diversidade da produção queijeira nacional.
O gesto ocorreu em Brasília, na última quinta-feira (28), dia da visita oficial de Macron ao Brasil, marcando um momento de celebração das relações franco-brasileiras.