Presidente aparece com 41% contra 37% de Tarcísio; vantagem sobre Jair e Michelle Bolsonaro cresce em novo levantamento nacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os principais nomes da direita em um eventual segundo turno das eleições de 2026, segundo nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (17). Lula aparece com 43% contra 37% de Jair Bolsonaro (PL), uma diferença de seis pontos, ampliando a vantagem em relação ao levantamento anterior, realizado em maio, quando os dois estavam empatados.
Na disputa com Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo e nome considerado mais competitivo da nova direita, Lula marca 41%, contra 37% do ex-ministro de Bolsonaro. O resultado configura empate técnico dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, mas com vantagem numérica para o petista.
- Urgente: Inep anula questões do Enem 2025
- Polícia Militar prende envolvidos em furto de caminhonete em Divinópolis
- Prefeito detona evento de consórcios: “R$ 1 milhão parado aqui, estou cansado”
- Cursos técnicos em Enfermagem e Radiologia em Divinópolis: Escola Técnica São João de Deus abre matrículas
- Divinópolis marca Dia da Consciência Negra com foco no protagonismo feminino
Lula lidera todos os cenários
Nos demais cenários simulados de segundo turno, Lula também vence com margem confortável:
Contra Michelle Bolsonaro (PL): 43% a 36%;
Contra Eduardo Bolsonaro (PL): 43% a 33%;
Contra Ratinho Junior (PSD): 41% a 36%;
Contra Eduardo Leite (PSDB): 41% a 36%;
Contra Romeu Zema (Novo): 42% a 33%;
Contra Ronaldo Caiado (União Brasil): 42% a 33%.
O levantamento também mostra Lula na frente em todos os cenários de primeiro turno testados. O petista varia entre 30% e 32% das intenções de voto, consolidando a liderança. Jair Bolsonaro aparece com 26% no único cenário em que foi testado, enquanto Michelle Bolsonaro marca 19%, Tarcísio tem 15% e Eduardo Bolsonaro, 15%.
Sinais de recuperação
A pesquisa indica uma oscilação positiva para o presidente, que enfrenta desgaste recente com o caso do INSS, mas vem reagindo em meio à retomada de investimentos e melhora de indicadores econômicos. Para a Genial/Quaest, os números refletem “sinais de recuperação do governo” após semanas de críticas, especialmente sobre tarifas e entraves administrativos.
A sondagem também mostra que, entre eleitores da direita, a maioria considera equivocadas as tarifas adotadas pelo ex-presidente americano Donald Trump um tema que vem influenciando o debate econômico no Brasil.
Metodologia
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 10 e 14 de julho de 2025 e ouviu 2.004 eleitores em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.


