A deputada, natural de São Gonçalo do Pará, assumirá a pasta após demissão do ministro Silvio Almeida devido às denúncias de assédio moral e sexual
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a nomeação da deputada estadual mineira Macaé Evaristo (PT) como ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania. A parlamentar, natural de São Gonçalo do Pará, no Centro-Oeste de Minas, assume a pasta após a demissão do ministro Silvio Almeida devido às denúncias de assédio moral e sexual.
A parlamentar, que esteve à frente da secretária de Educação de Minas Gerais, esteve no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (9/9). A publicação na edição extra do Diário Oficial da União ainda hoje confirmará a noemação.
Em publicação nas redes sociais, Lula declarou:
“Hoje convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”.
Substituição de Silvio Almeida
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania estava sob comando interino da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, após a exoneração de Silvio Almeida na sexta-feira (6). Almeida deixou o cargo devido a denúncias de assédio moral, assim como sexual.
- Suspeito de agredir morador de rua tem histórico de violência doméstica e furto
- Com investimento de 12,5 milhões é inaugurado o Centro de Inteligência em Defesa Civil
- Tortura e racismo: Agressor de morador de rua será investigado em Itaúna
- Motorista morre após carreta tombar na BR-494, em Cláudio
- Motociclista morre em acidente em Pará de Minas
Trajetória e Experiência da nova ministra Macaé Evaristo
Macaé Evaristo possui uma carreira consolidada na educação, bem como nos direitos humanos. Graduada em Serviço Social e com mestrado em Educação, é doutoranda na mesma área pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, onde ocupou cargos de coordenação, assim como de direção de escolas públicas.
Entre 2004 e 2012, Evaristo assumou a gerência de Coordenação da Política Pedagógica, secretária adjunta e secretária municipal de Educação de Belo Horizonte. Além disso, coordenou o Programa de Implantação de Escolas Indígenas de Minas Gerais e foi professora no Curso de Magistério Intercultural Indígena.
De 2015 a 2018, Macaé Evaristo foi secretária de Educação de Minas Gerais e também atuou no Ministério da Educação, como secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão.
Com informações da Agência Brasil