Círio de Nazaré 2025 emociona o país e tem transmissão inédita pela TV Brasil Internacional e canais do governo
Fé, cultura e sustentabilidade marcam o Círio de Nazaré 2025
As ruas de Belém (PA) amanheceram neste sábado (12) tomadas por fé, cores e emoção para celebrar os 233 anos do Círio de Nazaré a maior procissão do mundo, que reuniu cerca de 2,5 milhões de fiéis. A manifestação de devoção do povo paraense transformou a capital em um santuário a céu aberto, atraindo devotos de todas as partes do Brasil e do exterior.
Com duração de cerca de cinco horas, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorreu 3,6 quilômetros entre a Catedral Metropolitana de Belém e a Basílica Santuário, passando por pontos históricos como o Ver-o-Peso e a Estação das Docas.
“O Círio é o coração do povo paraense pulsando em comunhão. Ele movimenta a fé, a economia, o turismo e a cultura”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
- Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de novembro
- STF decide que recreio pode ou não integrar jornada de professores
- Inep divulga gabarito oficial do primeiro dia do Enem 2025
- CSSJD se destaca como uma das principais referências em cirurgias eletivas do SUS em Minas Gerais
- Divinópolis poderá criar parceria para reformar casas de famílias vulneráveis
Transmissão e inclusão
Pela primeira vez, o evento foi transmitido ao vivo para mais de 140 países, por meio da TV Brasil Internacional, Canal Gov e do YouTube do Ministério do Turismo.
Para garantir acessibilidade e conforto, a Arquibancada do Círio, na Avenida Presidente Vargas, ofereceu 3,5 mil lugares com áreas reservadas a idosos, gestantes e pessoas com deficiência, além de rampas e equipe de apoio. A iniciativa contou com parceria entre a Arquidiocese de Belém, Governo do Pará, Prefeitura de Belém e Ministério do Turismo.
Sustentabilidade e fé
O projeto EcoCírio, criado em 2016, promoveu a coleta seletiva e o descarte consciente de resíduos ao longo do percurso, envolvendo voluntários e catadores. A ação garantiu renda e preservação ambiental, reforçando o compromisso da festa com a sustentabilidade.
“Participar do Círio com esse propósito é um ato de fé e gratidão. A gente cuida da cidade e retribui o que Nossa Senhora faz por nós”, disse Maria do Socorro Ribeiro, presidente da cooperativa ACCSB.
Patrimônio e turismo religioso
Reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2014, o Círio de Nazaré é um dos maiores eventos de fé do planeta. O turismo religioso, que movimenta cerca de R$ 15 bilhões por ano no Brasil, é apontado pelo Ministério do Turismo como um segmento estratégico para o desenvolvimento regional e geração de empregos.
“É fé que gera oportunidades, movimenta cidades e reforça nossa identidade como um país acolhedor e cheio de esperança”, concluiu o ministro Celso Sabino.



