O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), já atendeu desde o início das atividades 62.913 ligações de toda Região Ampliada de Saúde (RAS) Oeste, composta por 54 municípios mineiros.
Desde que entrou em operação o Samu, junto a outros órgãos já existentes, também se tornou responsável por atender ocorrências urgentes e emergentes de diversas naturezas, incluindo as traumáticas, onde constam os acidentes de trânsito.
Diante de dados sistemáticos, o Samu em Divinópolis contabiliza desde o dia 7 junho até esta quinta-feira (14), 318 chamados referentes a acidentes na cidade e nas rodovias mais próximas: BR- 494 e MG-050.
Deste número 271 vítimas foram atendidas e em 47 casos houve empenho de ambulâncias para o local, entretanto, não houve atendimento por desistência ou por algum outro fator. Ainda dentro dos números de atendimentos 31 acidentes ocorreram nas rodovias citadas, 11 dos atendimentos dizem respeito às transferências de pacientes, sendo que em 99% dos casos, elas foram feitas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto para o Hospital São João de Deus (HSJD).
Ainda de maneira mais detalhada há na base de dados: 51 ocorrências envolvendo quedas de motos, 8 quedas de bicicletas, 29 acidentes moto x moto, 2 ocorrências envolvendo moto x bicicleta, 23 colisões não especificadas, 20 colisões envolvendo carro x carro, 4 acidentes envolvendo carro x bicicleta, 11 capotamentos, 3 envolvendo bicicleta x bicicleta, 44 atropelamentos, 4 anteparo x automóvel e liderando o ranking das ocorrências de acidentes, estão os que envolvem carro x moto, com o total de 119 ocorrências.