cidades mineiras vacina contra a dengue
Cidades do Centro-Oeste de Minas estão fora da lista (Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados)

Este novo envio completará a lista de 521 municípios selecionados até meados de março

O Ministério da Saúde anunciou que nos próximos dias serão enviadas doses de vacinas contra a dengue para mais 29 municípios. Este novo envio completará a lista de 521 municípios selecionados até meados de março. Até o momento, 492 localidades já receberam as doses.

A campanha de vacinação contra a dengue teve início neste mês e está focada, então, em crianças de 10 e 11 anos. O Ministério da Saúde vai, até o fim deste ano, a vacinação com a Qdenga, nome comercial do imunizante, estender ais adolescentes de 12 a 14 anos que residem nos 521 municípios.

Cidades do Centro-Oeste de Minas não aparecem na lista daquelas a receber doses da vacina contra a dengue.

Conforme o Ministério da Saúde, considerou-se para escolha dos municípios para receber as primeiras remessas das vacinas a alta incidência da dengue tipo 2 (Sorotipo 2), que causa uma forma mais grave da doença.

Distribuição das doses da vacina contra a dengue

A distribuição das vacinas ocorre com base nas limitações de produção, assim como oferta do imunizante, desenvolvido pelo laboratório Takeda. Com a chegada de novos lotes, o governo federal ampliará a vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para outras localidades e faixa etária.

De acordo com o Ministério da Saúde, o governo adquiriu 5,2 milhões de doses este ano, e em 2025 estão previstas mais 9 milhões.

A vacina Qdenga recebeu registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. Em dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde anunciou a sua incorporação ao SUS.

Pelo menos seis estados já declararam situação de emergência devido ao aumento de casos de dengue. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal estão entre eles.

Com informações da Agência Brasil