Programa visa a fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização para fins de leitura, escrita e matemática dos estudantes no 1º e 2º anos do ensino fundamental
Portal Centro-Oeste
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) abre em 12 de março as inscrições para os professores interessados em aderir ao Programa Mais Alfabetização. O programa visa a fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização para fins de leitura, escrita e matemática dos estudantes no 1º e 2º anos do ensino fundamental.
A seleção dos candidatos à assistente de alfabetização será de 12 a 16 de março de 2018. As inscrições serão feitas nas escolas de ensino fundamental que tem turmas de 1° e 2° ano. Os selecionados receberão bolsa de R$ 150 pelo trabalho de 5 horas em cada turma que atuarem, até o limite de quatro turmas por turno.
Com a presença de um assistente de alfabetização ao professor alfabetizador, por um período de cinco horas semanais, para as unidades escolares não vulneráveis; ou período de dez horas semanais, para as unidades escolares vulneráveis, considerando-se os critérios estabelecidos na Portaria MEC nº 4/2018.
O Mais Alfabetização prevê a transferência de recursos financeiros para cobertura de despesas de custeio, pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que serão liberados em favor das unidades executoras dentre aquelas que possuam ao menos uma turma com no mínimo dez matrículas no 1º e/ou 2º anos do ensino fundamental e tenham sido validadas pela Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação.