Skip to main content

Mais de 100 marcas expõem na 26ª edição da Fenova

Por 24/01/2023Economia

Fiemg é uma das apoiadoras da Feira, que deve receber mais de 2 mil visitantes e 10 importadores

A 26ª Feira de Calçados de Nova Serrana (MG) começou nesta terça-feira (24/1). A Fenova espera receber mais de 2 mil visitantes que irão conhecer a coleção outono-inverno de calçados feminino, masculino, adulto e infantil de mais de 100 marcas.

A feira de negócios é uma realização do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana, com o apoio da Federação das Industrias de Minas Gerais (Fiemg) e do Sebrae-MG.

A cadeia produtiva calçadista de Nova Serrana conta atualmente com 687 empresas com média de produção diária de 800 pares/dia. No último ano, Nova Serrana foi a cidade do centro-oeste mineiro que mais gerou empregos e a sétima no estado, sendo a menor delas em número populacional.

Em seu pronunciamento, o Presidente do Sindinova, Ronaldo Lacerda, destacou os números alcançados pelo Arranjo Produtivo Local.

“Isso não reflete apenas o perfil calçadista, cria-se um potencial de consumo muito grande, já que os demais segmentos econômicos crescem junto com o Polo. Temos por vocação uma arrojada e ousada missão de fomentar o desenvolvimento e a competitividade do Polo e pra isso não medimos esforços”, enfatizou.

O Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MG, Marcelo de Souza e Silva, exaltou a parceria entre Sindicato e Sebrae ao longo dos anos e afirmou que o trabalho desenvolvido pelo Sindinova é reconhecido com excelência.

“Sebrae é um parceiro de longa data do Polo calçadista de Nova Serrana, temos estimulado o desenvolvimento do setor com foco no estímulo à competitividade das empresas, gestão baseada em qualidade, implementação de estratégias de mercado e aprimoramento de tecnologias de produção e designe. O Sindinova é um exemplo para todo estado”, afirmou.

O Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, falou da importância da atuação do SENAI na criação de tecnologias e inovação para o Polo de Nova Serrana, através da implantação do Laboratório de Análise de calçados, único do estado. O laboratório realiza análise em partes e insumos através de ensaios físicos-mecânicos, avaliando a qualidade das amostras com base nos padrões nacionais e internacionais estabelecidos.

“Recentemente foi acreditado o laboratório que desenvolve testes para o setor, garantindo qualidade e valor agregado ao produto de Nova Serrana. Isso é resultado da união de todo setor produtivo, o que consolida o desenvolvimento de nossa região. O Sindinova é exemplo para o estado, representa a unidade do setor, a capacidade de criar e desenvolver”, finalizou o líder empresarial.

A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, representantes de entidades de classe e empresários, entre eles, o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, na ocasião, representando o Presidente da FIEMG, Flávio Roscoe. Também estiveram presentes, o Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae MG, Marcelo de Souza e Silva e o Superintendente Afonso Maria Rocha; o Gerente Regional SESI/SENAI, Cristiano Jácome; o Diretor da FIEMG Regional CO, Paulo César Costa; o Prefeito de Nova Serrana, Euzébio Lago; autoridades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros; deputados, entre outras lideranças empresariais.