A organização da Festa Literária de Divinópolis (Flid) realizou a entrega de mais de 2000 livros arrecadados pelo evento à Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago, na manhã desta sexta-feira (04). Os livros arrecadados pela Festa Literária superam a marca de 2014, na primeira edição do evento, e passam a fazer parte do acervo da maior biblioteca do Centro-Oeste mineiro.

Os ingressos para as atrações internas da Flid no Teatro Usina Gravatá foram adquiridos pelo público mediante a troca por um livro literário em bom estado de conservação. Devido à grande procura pelas palestras, bate-papos com autores e atrações artísticas, foi possível arrecadar mais de 2000 exemplares e repassá-los à Biblioteca, a fim de incentivar a formação de leitores na cidade e, consequentemente, a cultura.

Assim que catalogados pela Ataliba Lago, as obras estarão disponíveis para consulta e empréstimo ao público em geral, além de fazerem parte do Projeto “Livro Leve e Solto”, da Secretaria Municipal de Cultura, que distribui livros em praças da cidade.

Os livros foram doados pela Flid (Foto: Douglas Fernandes/Flid)

Os livros foram doados pela Flid (Foto: Douglas Fernandes/Flid)

Formação de leitores

Segundo a coordenadora da Biblioteca, Geisa Aparecida Greco, a Flid, em parceria com a Biblioteca, tem o objetivo de fomentar a leitura, incentivar a formação de novos leitores e tornar Divinópolis uma cidade mais literária e leitora.

“Esses livros vêm somar ao nosso acervo da Biblioteca e os livros que já temos serão direcionados a outras bibliotecas e ao projeto “Livro Leve e Solto”, que vai todos os meses aos bairros para levar essa informação e conhecimento à sociedade”.

Para o curador e um dos organizadores da Flid, Juarez Nogueira, essa entrega dos livros à Biblioteca representa mais que um dever cumprido.

“É a expectativa que estamos no caminho certo. A generosidade que a população de Divinópolis acolheu esse evento nos dá o compromisso de fazer mais, melhor, e superando a cada edição, tanto em números quanto em qualidade do evento”.

 Hoje a Biblioteca Ataliba Lago se destaca como um importante polo de cultura e é referência em toda a região Centro-Oeste do Estado. Possui uma área de quase 2000 metros quadrados e um acervo de mais de 110 mil obras, incluído as recebidas nessa sexta-feira (04).