Atendimento presencial nos Correios facilita acesso de aposentados sem internet
Mais de 488 mil aposentados e pensionistas já procuraram presencialmente os Correios para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS. A possibilidade de atendimento presencial começou no dia 30 de maio e busca atender pessoas com dificuldade de acessar a internet.
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, o serviço representa uma alternativa mais humana: “É olho no olho, em que a pessoa se sente segura”. Até o momento, mais de 3,1 milhões de contestações foram registradas em todo o país, incluindo pelos canais digitais.
Dentre esses casos, cerca de 512 mil já foram respondidos pelas entidades que alegam autorização dos beneficiários. No entanto, a fraude pode ter causado prejuízo de até R$ 2,1 bilhões, considerando correções.
A Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, identificou o esquema em abril de 2025. Associações fantasmas estariam aplicando descontos sem autorização desde 2020.
A partir do dia 16 de junho, quem já contestou há mais de 15 dias poderá voltar às agências dos Correios para consultar a resposta da instituição envolvida.
Como saber se houve desconto:
- Acesse o aplicativo Meu INSS, o site oficial ou ligue para a Central 135.
- Ou vá até uma agência dos Correios com documento com foto.
- O serviço é gratuito. Representantes legais também podem comparecer com procuração válida.
Atenção: Nenhum funcionário do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até sua casa oferecer o serviço.