Mulher, que trabalha com compra e venda de materiais recicláveis, ficou presa por um dia e afirmou não saber que uma haste de alumínio estava entre as latinhas adquiridas
Uma idosa de 68 anos foi presa por receptação em Itaúna, no Centro-Oeste de Minas, após a Polícia Militar localizar, entre materiais recicláveis adquiridos por ela, uma haste de alumínio que integrava uma peça de propaganda eleitoral. A ocorrência aconteceu no dia 21 de agosto, e a mulher deixou a prisão no dia seguinte.
O caso começou após um representante da campanha da candidata a deputada federal Gláucia Santiago (PL) acionar a Polícia Militar e relatar a subtração de parte do material instalado em frente a um comitê no bairro Piedade.
Segundo a PM, um homem retirou a haste de alumínio de um wind banner e deixou o local com o material. Imagens registraram a ação e ajudaram as equipes no rastreamento.
Durante a abordagem, conforme a nota divulgada pela Polícia Militar, o homem teria admitido a subtração e informado que vendeu o material como sucata para uma mulher no bairro Piedade.
- Viaduto do Esplanada terá interdição total nesta quinta-feira (10/9)
- VÍDEOS: suspeito armado entra em confecção e mata homem de 32 anos a tiros em Divinópolis
- Veja os candidatos a deputado federal pelo PRD nas Eleições 2026 em MG: nomes e números
- PM prende seis suspeitos e recupera 2 toneladas de fios em Divinópolis
- Passarela que ligará os bairros Icaraí e Lagoa dos Mandarins na MG-050 custará R$ 3,7 milhões
Idosa afirma que não sabia da origem do objeto
A Polícia Militar prendeu a mulher no dia 21 de agosto, na residência dela, pelo crime de receptação. Em seguida, ela seguiu para o Presídio Floramar, em Divinópolis.
Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Maria José afirmou às autoridades que trabalha com compra e venda de materiais recicláveis. Segundo a versão apresentada por ela, a idosa comprou um saco de latinhas por R$ 5,40 e não abriu o material antes da aquisição.
Ela também afirmou que não sabia que, entre as latinhas, havia uma haste de alumínio pertencente ao material de campanha. Além disso, disse que desconhecia a origem do objeto.
A idosa deixou a prisão no dia 22 de agosto. As informações repassadas indicam que as autoridades não arbitraram fiança para a liberação.
Já o homem apontado pela PM como responsável pela subtração foi encaminhado para as providências policiais pelo crime de furto.
Receba a notícia no seu celular. Participe do nosso grupo de WhatsAppCampanha afirma que não acusou a idosa
Em nota, a equipe da candidata Gláucia Santiago afirmou que identificou furtos de materiais de propaganda nos primeiros dias da campanha eleitoral. Segundo a equipe, outras campanhas também relataram situações semelhantes.
A campanha informou que comunicou os fatos às autoridades. Segundo a nota, a medida ocorreu porque a coordenação precisa manter o controle sobre os materiais eleitorais. Além disso, o uso indevido das peças pode gerar consequências e responsabilidades para a própria campanha.
No entanto, a equipe ressaltou que não indicou nem acusou qualquer pessoa pela subtração.
Após o acionamento da PM, as autoridades realizaram as diligências, localizaram o material e identificaram os possíveis envolvidos. A campanha afirmou que não participou nem interferiu nos procedimentos policiais.


