Amanda Quintiliano

 

Mais um alarde falso. Apesar do estardalhaço gerado nesta quinta-feira (26), a maternidade do Hospital São João de Deus amanheceu funcionando normalmente nesta sexta-feira (26). A garantia do atendimento já havia sido assegurada em outros momentos pela superintendência da unidade e também pelo Ministério Público.

 

Após mais uma rodada de negociações, médicos e a diretoria do hospital chegaram a um novo acordo. Os profissionais irão aguardar mais 30 dias pelo pagamento em atraso. O débito já chega a R$ 2,5 milhões e deverá ser quitado com repasses em atraso do governo federal e também estadual. A previsão é de esse dinheiro sair até o final do próximo mês.

 

Até lá tudo continuará funcionando normalmente. A garantia foi repassada, por meio de nota, à imprensa, pela assessoria de comunicação da unidade. Nesta quinta os atendimentos foram normais, como afirmaram os próprios plantonistas que atuaram durante o dia. Duas cesarianas, um parto normal e uma curetagem foram realizados. Hoje também não houve alterações.

 

O hospital é o único a fazer partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Divinópolis. No primeiro semestre deste ano foram 1.669 partos realizados pelo SUS.