Amanda Quintiliano

 

As mesas foram encontradas vazias pela reportagem (Foto: Divulgação)

As mesas foram encontradas vazias pela reportagem (Foto: Divulgação)

Dos 27 servidores Secretaria Municipal de Esportes e Juventude de Divinópolis, 11 são cargos de confiança. Para se ter uma dimensão, é um chefe comissionado com a árdua missão de comandar menos de três funcionários. Na prática seria dessa forma, mas os cargos loteados dificilmente aparecem para trabalhar na secretaria e ainda promovem intensas discussões entre eles.

 

A denúncia partiu de um cidadão e de funcionários. O próprio Portal Centro-Oeste comprovou. A reportagem visitou a secretaria e não encontrou ninguém na pasta durante o expediente como mostram as fotos.

 

A primeira informação apurada pela reportagem revelou que um cidadão gravou pelo menos seis horas do funcionário de confiança Nilton Flávio de Oliveira Marra, que atuava no cargo de Chefe de Setor de Infraestrutura da secretaria em um supermercado no horário de serviço. O vídeo já chegou às mãos do Ministério Público que começou a investigar o caso. Nilton Flávio foi exonerado após o fato ser constatado pelo secretário da pasta, Bernardo Rodrigues.

 

A partir desse momento a reportagem começou a apurar e descobriu uma série de irregularidades denunciadas pelos próprios funcionários da pasta, que até desconhecem alguns cargos de confiança porque nunca são vistos.

 

Mateus Costa

 

O candidato a vereador derrotado nas últimas eleições, o gerente de esportes Mateus Costa (PRTB), é um dos maiores

Em um mês e meio ele teria aparecido apenas dois dias para trabalhar (Foto: Reprodução Facebook)

Em um mês e meio ele teria aparecido apenas dois dias para trabalhar (Foto: Reprodução Facebook)

exemplos. Com apoio de um funcionário do Centro de Processamentos de Dados (CPD) da Prefeitura, a reportagem conseguiu o chamado espelho de ponto de Mateus Costa. Em um mês e meio, ele bateu ponto duas vezes no mês de julho e, em agosto até o dia 17 não apareceu. Um servidor comum que trabalha cinco dias por semana precisa bater o ponto biométrico quatro vezes por dia, ou seja, média de 90 presenças confirmadas durante o mês.

 

“Nunca vi esse Mateus Costa na secretaria. Ele é uma espécie de funcionário fantasma. Agora, na rua com sua camionete preta é comum ver ele passando até aqui na porta da secretaria buzinando”, denuncia o funcionário, que naturalmente pediu para não ser identificado.

 

Além de não aparecer para trabalhar, Costa ainda tem um desafeto e concorrente ao posto de vereador nas próximas eleições. Trata-se da também comissionada Ana Paula Silva derrotada nas urnas para a vaga na câmara e filha do ex-vereador Sargento Geraldo.

 

“Politicamente eles usam a secretaria fazendo favores e disputam quem manda mais aqui. Como Mateus não aparece, as brigas acontecem mais é em rede social da própria secretaria”, afirmou o funcionário. Ana Paula comanda o ponto dos funcionários da pasta, mas tirou alguns dias para trabalhar para um deputado na campanha.

 

Os dias serão cortados

 

O caso já foi parar na Secretaria Municipal de Administração e o secretário da pasta, Beto Machado determinou o levantamento dos dias faltosos e o corte deles. A folha de pagamento será encerrada ainda nesta segunda-feira (25) e no pagamento feito, geralmente até o dia 30, os dias não trabalhados serão cortados. A notificação a Machado, segundo ele, partiu do secretário de Esportes, Bernardo Rodrigues.

 

 

Mesa vazia

 

A atendente nem sempre sabe informar onde estão os comissionados (Foto: Divulgação)

A atendente nem sempre sabe informar onde está Mateus Costa (Foto: Divulgação)

 

Para confirmar a informação, a reportagem visitou por três vezes a secretaria e a parte destinada aos comissionados do esporte. Lá encontramos a mesa de Mateus vazia, conforme as fotos. A reportagem também ligou durante uma semana e constatou que Mateus Costa  não aparece ou está em reunião interminável em algum lugar não informado pela atendente.

 

 

Impasse é antigo

 

O secretário da pasta disse que é comum a ausência de servidores na secretaria devido à demanda externa, como em academias ao ar livre e campeonato rural. Entretanto, ele confirmou problemas constantes de falta de Mateus Costa. Disse que ele foi advertido e mesmo assim o impasse continuou. Ainda segundo o secretário, sempre que há faltas sem justificativas os dias são cortados.

 

Sobre as divergências entre Mateus e Ana Paula ele disse que tem acontecido pouco e mesmo assim não tem prejudicado o andamento da secretaria.

 

Bernardo ainda confirmou o mesmo problema registrado com Nilton Flávio de Oliveira Marra, já exonerado.

 

“A gente sempre faz a advertência, encaminha ofício para descontar em folha de pagamento e para o governo tomar providências. No caso deste servidor ele foi exonerado”, afirmou, acrescentando desconhecer a filmagem.

 

Novo modelo de gestão

 

Desde que assumiu a pasta, Bernardo disse que tem tentado contornar a situação. Para aumentar o controle, a partir de agora, os servidores só saem para fazer trabalhos externos com autorização prévia dele e a folha de ponto é controlada pela gerência de administração.

 

“Agora que estamos colocando a secretaria para funcionar da nossa maneira, colocando para rodar no nosso modelo de gestão”.